A edição de 2024 do Anuário Estadual da Segurança Pública foi publicada nessa terça-feira (24), e reúne, de forma abrangente e detalhada, dados estatísticos relacionados à segurança pública do Espírito Santo.
Esta é a segunda edição do documento, produzido em parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e o Instituto Jones dos Santos Neves. O projeto está inserido no escopo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, coordenado pela Secretaria de Economia e Planejamento. A edição 2024 do Anuário Estadual da Segurança Pública traz dados consolidados de 2023.
Dividido em 10 capítulos, o Anuário traz dados de crimes contra a vida, mortes no trânsito, suicídios e afogamentos, crimes contra o patrimônio, violência contra grupos vulneráveis, apreensão de armas de fogo, atendimentos realizados pelo corpo de bombeiros, atenção à saúde do servidor de segurança pública, Observatório da Segurança Cidadã, Boas Práticas em Segurança e Inovação na segurança pública.
Os dois últimos itens são novidades, com relação ao anuário anterior. O capítulo de Boas Práticas traz um estudo de caso do município de Pinheiros, destacando ações de sucesso adotadas no município que resultam na redução dos índices de violência. O capítulo de inovações destaca a implantação do Sistema de Registro de Óbitos (SRO), que surgiu para consolidar e integrar dados relacionados a mortes violentas, para garantir que todos os casos sejam registrados com o máximo de detalhes.
A edição de 2024 também traz novos indicadores estatísticos, como violência de gênero, crimes contra a dignidade sexual, violência contra idosos, violência contra a população LGBTQIA+, furtos e roubos de veículos e cargas.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que este é um trabalho feito a muitas mãos e que interessa a toda a sociedade. “A publicação deste Anuário reflete não só o trabalho realizado pelas forças de segurança, como traz a oportunidade da comunidade como um todo nos auxiliar no avanço das políticas de segurança pública. Este é um trabalho que demonstra a transparência nos dados e estatísticas da Segurança Pública do Espírito Santo”, afirmou.
“O Anuário é um produto inovador, que agrega um conjunto de informações amplo fortalecendo a premissa da transparência do dado. Um trabalho que é referência, tanto pelo acesso as informações estatísticas sobre a segurança pública no estado do Espírito Santo, quanto por seu caráter pioneiro, sendo desenvolvido a luz do sistema único de segurança pública, trazendo evidências cientificas para garantir uma melhor performance no desenvolvimento das ações no campo da segurança pública e áreas correlatas. É uma entrega para a sociedade capixaba com dados e informações relevantes, para subsidiar a elaboração e aprimoramento de políticas públicas”, destacou o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira.
2023 em números
O Anuário Estadual da Segurança Pública 2024 destaca alguns dados importantes:
– Redução das mortes violentas em geral: uma queda de 33 casos, sendo 1.029 vítimas em 2023 contra 1.062 em 2022. Dentro deste universo, destaca-se a redução de homicídios dolosos, de 1.008 vítimas 2022 para 976 vítimas em 2023 (menos 32 casos). Ainda neste recorte, os homicídios de vítimas do sexo feminino recuaram 8,3% em 2023, na comparação com 2022, sendo o melhor resultado da série histórica.
– Letalidade Policial: Em 2023, o Espírito Santo registrou 489 confrontos entre criminosos e forças policiais, com 59 mortes em confronto. Também foram registrados 05 casos de homicídios dolosos praticados por agentes do Estado, 04 mortes em circunstâncias de legítima defesa e 06 casos em que um agente de segurança reagiu a um roubo, resultando na morte do criminoso. Em 2023 ocorreram duas mortes de agentes de segurança, sendo uma vítima pertencente ao Exército Brasileiro e outra sendo um policial militar da reserva.
– Apreensões de armas de fogo: Em 2023 foram apreendidas 4.008 armas de fogo em todo o Estado do Espírito Santo, sendo a maioria, pistolas. Em 2022 foram 3.950 apreensões.
– Crimes contra o patrimônio: Roubos e furtos registraram redução em 2023, na comparação com 2022. Destaca-se a queda de 28,5% nos casos de roubo a comércio e de 15,7% nas ocorrências de roubo a pessoa.
– Violência contra Grupos Vulneráveis: ocorrências de violência contra a pessoa idosa registraram aumento de 14,1%. Os casos de violência doméstica registraram aumento de 8% e de violência contra a população LGBTQIA+ subiram 11,5%. Crimes contra a dignidade sexual tiveram tímida redução de 1,3%. Os comparativos são de registros de 2023 contra 2022.
O anuário completo pode ser encontrado aqui.