O impacto na estética de um ambiente é imediato quando uma parede começa a desbotar. Não importa se envolve uma mancha pequena ou uma área com cor desigual, ambos os casos comprometem a harmonia do cômodo, dando um aspecto envelhecido e descuidado.
Assim, encontrar o tom de tinta para parede exato para os retoques é essencial para revitalizar sua casa, trazendo de volta a uniformidade e o charme do ambiente. Confira dicas que vão te ajudar nessa missão!
Identifique a cor original
O primeiro passo para começar o processo de retoque é identificar qual a cor original da parede. Para isso, você precisa ter a lata antiga em casa e deve conferir no rótulo algum código que ajude a identificar o tom.
Não tem mais a lata em casa? Não salvou nem mesmo uma foto do rótulo? Veja se encontra recibos de compra que detalham o nome da tinta ou seu código. Com isso, você consegue jogar na internet e encontrar mais detalhes sobre aquela cor.
Use uma amostra de cor
Caso não tenha mais a lata em casa e não encontre nenhum papel que ajude a identificar a cor, uma dica prática é usar uma amostra e levar até uma loja. Raspe uma pequena parte da tinta e leve em uma loja especializada.
Nesta loja, com a ajuda de equipamentos especiais capazes de escanear a cor, será possível definir qual era o tom exato ou um muito próximo que pode ser utilizado nos retoques.
Veja o código da tinta
Se você já encontrou qual era o tom utilizado nas paredes, é hora de ir atrás do código da tinta e pesquisar quais marcas trabalham com ela. Esse processo pode ser feito on-line ou nas lojas físicas.
Caso a pintura tenha sido realizada há muito tempo e a tinta não seja mais produzida, pergunte ao vendedor quais seriam os códigos mais próximos para fazer o retoque.
Considere a ideia de misturas
Mesmo tendo em mãos o código da cor original, você pode notar uma diferença entre o tom na parede e o que tem na lata de tinta, resultado da exposição solar direta. Por isso, pode ser necessário misturar alguns tons até chegar ao retoque ideal.
Em outros casos, quando se trata de um tom mais complexo, essa mistura também pode ser necessária. Você pode tentar fazer isso sozinho, mas também se sinta livre para pedir ajuda na loja de tintas até obter o tom mais próximo do restante da parede.
Teste antes de aplicar
Antes de passar a tinta na área desbotada, faça um teste e veja se obteve o tom ideal. Passe a tinta em um espaço mais discreto e espere secar. O tom se ajustou bem? Sinta-se livre para continuar a pintar toda a parede sem medo de obter uma cor diferente.
Notou que após seca a cor não se parece com o tom original? Faça algumas misturas e teste novamente até obter o resultado desejado.
Dê pinceladas suaves
Quando for aplicar a tinta na área desbotada, você deve dar pinceladas suaves e sem pressa, diferente de como faria ao mudar a cor de toda a parede. O objetivo é não deixar linhas ou bordas que destaquem a área de retoque, fazendo parecer que a demão foi feita em toda a parede.
Quanto menor a diferença do retoque com a parede original, mais fácil se misturam e nem dá para perceber que foi feita essa mudança. Dependendo da área, opte por rolos pequenos ou pela trincha para te ajudar na missão, sempre retirando o excesso de tinta antes de fazer a aplicação.