A Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo celebrou, nesta quarta-feira (11), seu 184º aniversário com a outorga da medalha “Mérito Musical Subtenente Antônio Paulo Filho”, durante solenidade no Cerimonial ASPOMIRES, em Vitória.
A medalha, instituída pela Portaria nº 832-R em 8 de julho de 2020 e alterada pela Portaria nº 870-R em 8 de dezembro de 2020, tem como objetivo homenagear e reconhecer militares e civis que contribuíram de forma significativa para a cultura musical e os objetivos do Corpo Musical da PMES.
O nome da medalha é uma referência honrosa ao Subtenente Antônio Paulo Filho, cuja trajetória, imortalizada pela honraria, começou aos sete anos, quando aprendeu a tocar cavaquinho com seu pai. Ao longo de sua carreira, destacou-se como clarinetista e arranjador da Banda de Música da PMES, ocupando a posição de contra-mestre por mais de 20 anos. Sua contribuição não se limitou à PMES, sendo também reconhecido em eventos culturais e festivais nacionais.
A solenidade contou com a presença de autoridades, incluindo o chefe da Controladoria da PMES, coronel Natanael César Cogô, que representou o comandante-geral da PMES, sendo a autoridade máxima presente. Além dele, participaram outros oficiais, praças e civis. Posteriormente, a Banda de Música da PMES executou o Hino Nacional Brasileiro.
Entre os homenageados com a medalha “Mérito Musical Subtenente Antônio Paulo Filho”, estavam militares da ativa, da reserva remunerada e personalidades civis que contribuíram para a cultura musical.
Ao encerrar o evento, o assessor de Comunicação da PMES, tenente-coronel Anderson Scotá Moreira, parabenizou o Corpo Musical da PMES, destacando sua qualidade técnica e artística, além de seu papel na aproximação entre a Polícia Militar e a comunidade. O coronel Natanael César Cogô também cumprimentou a todos e parabenizou a Banda de Música por sua brilhante atuação em todas as solenidades.
O encerramento do evento, celebrando mais um ano de história e compromisso com a cultura musical capixaba, contou com um dos momentos mais emocionantes: a apresentação da canção “My Way”, de Frank Sinatra, regida pelo tenente Robson Ferreira Lima e interpretada por Eduardo Santa Clara de Menezes, cantor lírico, homenageado e parceiro da Banda de Música há 30 anos, encerrando a cerimônia em grande estilo.