Em celebração ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Polícia Militar, através da Diretoria de Saúde (DS), promoveu uma Ação Itinerante em Saúde Mental do Militar Estadual, alusiva ao Setembro Amarelo. O evento ocorreu na sede do 1º Batalhão, em Vitória, destacando a importância da prevenção e promoção da saúde mental entre os militares estaduais.
A Ação Itinerante é um programa multiprofissional desenvolvido pela DS, que visa oferecer um atendimento abrangente nas Unidades Militares. Durante o evento, os militares receberam consultas de enfermagem, atendimento psicológico, neurológico, psiquiátrico e social, além de participarem de diversos programas de saúde. O objetivo é avaliar os fatores de risco e comorbidades, proporcionando um suporte integral à saúde mental e física dos militares.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, acompanhou de perto os atendimentos médicos e participou da triagem para avaliação da saúde física dos participantes.
O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Costa Leite, ressaltou a importância da ação: “A presença do HPM em suas ações preventivas é de fundamental importância. É um resgate que tranquiliza o militar no exercício de suas atividades. Nosso agradecimento à Diretoria de Saúde por proporcionar essa ação no 1º Batalhão”.
A tenente Menezes, coordenadora do evento, enfatizou o compromisso da Diretoria de Saúde com a promoção da saúde mental: “Estamos empenhados em levar a promoção da saúde às unidades e em setembro não poderia ser diferente. Um mês que se comemora a promoção da saúde mental e a valorização da vida, com ênfase em combate a ofício militar. Você não está sozinho. Conte com a Diretoria de Saúde”.
Além do 1º Batalhão, outras unidades operacionais, como o 6º, 4º, 7º e 10º Batalhões, também receberão atendimentos de saúde ao longo deste mês de setembro, reforçando o compromisso da Polícia Militar com o bem-estar e a saúde mental de seus membros.