A Secretaria da Educação (Sedu) deu início, nesta quarta-feira (07), em todas as unidades escolares da Rede Estadual, à 1ª edição da “Autoavaliação Socioemocional” de 2024. A ação, que se estende até o próximo dia 28 de fevereiro, é um importante instrumento para compreensão e análise do desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais dos alunos.
A iniciativa é uma parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e é aplicada aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, afim de contribuir para o aprimoramento do planejamento e orientar o trabalho escolar para o ano letivo de 2024.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que os resultados obtidos durante esse processo são fundamentais para orientar as escolas na promoção da formação integral dos alunos. Compreendendo aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais, as escolas podem desenvolver planos de intervenção personalizados para ajudar os estudantes a aprimorar suas habilidades e competências.
A gerente da Avaliação da Sedu, Ivia Zambom, explica que a Autoavaliação Socioemocional é um processo anual, realizado em duas edições, uma no início do ano letivo e outra próxima ao seu término, em setembro, e busca reforçar o compromisso do sistema educacional capixaba com o desenvolvimento integral dos estudantes e a preparação para os desafios da vida adulta.
“A participação de todos os estudantes é fundamental para que os professores tenham um diagnóstico mais fidedigno das aprendizagens do estudante e, com isso, possam auxiliá-lo com as habilidades que ele precisa desenvolver durante o período letivo”, explicou Ivia Zambom.