― Advertisement ―

spot_img

Suspeito de matar o próprio filho em Jaguaré é preso na Bahia; madrasta está foragida

Um homem de 42 anos, acusado de assassinar o próprio filho, de 15 anos, foi preso na cidade de Camamu, na Bahia, durante uma...

Jaguaré participa de iniciativa de recuperação de áreas degradadas da Mata Atlântica

Está aberto até o dia 05 de agosto, o Edital Floresta Viva – Conectando Paisagens/Fasb (Fundo Ambiental Sul Baiano), do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A iniciativa, voltada para instituições, tem o objetivo de recuperar áreas degradadas em 15 municípios entre o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia, além de fortalecer a cadeia produtiva de restauração e formação de corredores ecológicos da Mata Atlântica.

As instituições interessadas têm que atender a alguns critérios: ser instituição sem fins lucrativos dentro das seguintes naturezas jurídicas – associações civis e fundações privadas nacionais, em suas diferentes formas de apresentação (instituto, fundação, fórum, associação, movimento, etc), e cooperativas em qualquer grau de constituição (singulares, centrais, federações e confederações); ser legalmente constituída, com registro no CNPJ, há pelo menos dois anos e comprovar atuação em atividades afins nos estados da Bahia ou Espírito Santo.

Com o objetivo de fortalecer pequenas organizações de atuação local, as proponentes poderão receber apoio técnico de um parceiro operacional com ampla atuação no território. As instituições interessadas em receber assistência para a elaboração de propostas deverão entrar em contato até o dia 12 de julho de 2024, através do e-mail: [email protected]

O Edital Floresta Viva disponibiliza um total de R$ 8.000.400,00 para apoio de projetos. O Funbio opera também com recursos da empresa internacional iNovaland Investment Ltda, com o objetivo de contribuir para investimentos em restauração ecológica em biomas brasileiros. O Edital Corredores de Biodiversidade está sendo oferecido com recursos do Fundo Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Mata Atlântica

Terceiro maior bioma da América do Sul, a Mata Atlântica abrange cerca de 13% do território brasileiro. O bioma, que se estende ao longo de toda a faixa litorânea das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país, enfrenta sérias ameaças em decorrência do intenso processo de fragmentação de sua vegetação, resultado do histórico de ocupação e uso do solo da região.

Atualmente, restam no bioma apenas 12,4% de cobertura florestal de remanescentes de vegetação nativa, distribuídas em pequenos fragmentos florestais. A região de abrangência do edital, do Sul da Bahia e do Norte do Espírito Santo, é uma das faixas mais preservadas da Mata Atlântica no Brasil e está listada como área prioritária para restauração em estudo encomendado pela ONU para orientar os esforços na Década de Restauração de Ecossistemas.

spot_img