― Advertisement ―

spot_img

Clube de Leitura do CCBB RJ debate Contos Completos de Lima Barreto

Lima Barreto estará em debate no Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ), na próxima quarta-feira...

Rodrigo Chamoun passa a ser o relator da PCA de 2023 do governador Renato Casagrande

 

Na sessão plenária desta terça-feira (23), os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aprovaram a mudança de relator da Prestação de Contas Anual (PCA) do governador do Estado, Renato Casagrande, em relação ao exercício de 2023, para o conselheiro Rodrigo Chamoun.

A mudança foi necessária devido à posse do conselheiro Domingos Taufner, anteriormente indicado como relator da PCA, como presidente da Corte de Contas.

Neste ano de 2024, o TCE-ES emite o parecer prévio relativo às contas de 2023, com base na análise da área técnica do Tribunal.

PCA 2024

Na mesma sessão, foi definida a relatoria da PCA do governador referente ao exercício de 2024, a qual ficará sob a responsabilidade do conselheiro Rodrigo Coelho.

Conforme o Regimento Interno do TCE-ES, o relator da PCA do governador sempre é indicado na primeira sessão ordinária do plenário do exercício correspondente. A norma estabelece ainda que a indicação deve ser realizada observando os critérios de rodízio e antiguidade do cargo de conselheiro, uma vez que os processos vinculados à referida prestação de contas não estão sujeitos à distribuição automática.

O relator da PCA é responsável por elaborar um parecer prévio que sugere a aprovação ou rejeição das contas do governador, em cada exercício (ano). Esse parecer é votado pelos conselheiros do TCE-ES, em sessão plenária. Na sequência, é encaminhado à Assembleia Legislativa, para que os deputados estaduais, então, no exercício do mandato conferido pelo voto popular, julguem as contas.

 

Rodrigo Chamoun passa a ser o relator da PCA de 2023 do governador Renato Casagrande

190 Temporariamente Inoperante