― Advertisement ―

spot_img

Gilberto Gil é eleito presidente da Associação de Moradores do Bairro Irmãos Fernandes; FOTOS

Em eleição realizada recentemente, Gilberto Gil foi escolhido como o novo presidente da Associação de Moradores do Bairro Irmãos Fernandes, em Barra de São...

Justiça condena acusados de duplo homicídio em Águia Branca

Em Juri ocorrido nesta segunda-feira, 3 de junho de 2024, no município de Águia Branca, a justiça condenou os acusados de um homicídio ocorrido em 2021.

LUCIANO SILVA ANDRADE, ROBSON SILVA PASSOS, HIAGO ORNELA DA SILVA e WESLEI DA SILVA SOUZA, foram denunciados pela prática do crime previsto no art. 121, 92°, I e IV do Código Penal por duas vezes (duas vítimas), pois teriam concorrido para o assassinato das vítimas Erivelton Malacarne e Jamilla Ferreira da Silva com utilização de arma de fogo, a através de meio que dificultou as defesas das vítimas e por motivo torpe, evento que teria ocorrido no dia 25 de outubro de 2021, por volta das 19:30 horas, na Zona Rural de Águia Branca (Vila Águas Claras).

Após regular instrução na primeira fase processual, os acusados foram pronunciados conforme postulação feita pelo Ministério Público (art. 121, 92°, .1 e IV do Código Penal) e hoje foram submetidos e julgados pelo Tribunal Popular e concluída a instrução em plenário, com oitivas de testemunhas e interrogatórios dos réus, o Ministério Público postulou a condenação dos acusados na forma da pronúncia e as defesas, por sua vez, postularam a absolvição sob o argumento de que os réus não concorreram ou participaram
do crime (negativa de autoria).

Os acusados foram assistidos por defensores distintos, mas a tese de negativa de autoria foi comum a todos.

Em razão do concurso material de crimes, TOTALlZA-SE o montante da pena do acusado Luciano Silva Andrade em 37 (trinta e sete) anos, pela prática dos dois homicídios.

Em razão do concurso material de crimes, TOTALlZA-SE o montante da pena do acusado Robson Silva Passos em 37 (trinta e sete) anos, pela prática dos dois homicídios.

Em razão do concurso material de crimes, TOTALlZA-SE o montante da pena do acusado Hiago Ornela da Silva em 37 (trinta e sete) anos, pela prática dos dois homicídios.

Em razão do concurso material de crimes, TOTALlZA-SE o montante da pena do acusado Weslei da Silva Souza em 36 (trinta e seis) anos, pela prática dos dois homicídios.

Mantém-se a custódia cautelar dos réus, até porque não há nenhum fato novo que possa alterar a decisão anterior que decretou sua prisão cautelar dos acusados e ao contrário, a condenação reforça a necessidade de se manter a prisão preventiva, pelo que se expeça desde logo guia de execução provisória a fim de que os acusados possam dar início ao cumprimento da pena em unidade prisional adeguada e possa exercer direitos garantidos a
todos os presos condenados.

A prisão

Uma matéria publicada pelo SiteBara neste sábado, dia 30 de setembro de 2023, ganhou grande repercussão em toda a região. Um ex-morador de Barra de São Francisco, na lista dos 10 criminosos mais procurados da cidade, foi preso na sexta-feira (29), na vila de Edgartown, no condado Dokes, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

A prisão decorreu pelo fato dele ter entrado ilegalmente no país americano. Hiago Ornela da Silva, de 31 anos, é réu acusado de ser o mandante de um duplo homicídio ocorrido em 2021, na cidade de Águia Branca e, estava foragido desde fevereiro de 2022.

Hiago é suspeito de mandar matar Jamila Ferreira da Silva, que tinha 35 anos na época, e Erivelton Malacarne, de 45. O crime ocorreu em 26 de outubro de 2021. Os corpos das vítimas foram encontrados com marcas de tiros, dentro de casa, na comunidade de Águas Claras, Zona Rural de Águia Branca.

A Polícia Civil aponta que Hiago também se envolveu em pelo menos duas tentativas de homicídio no Espírito Santo.

Segundo informações, Jamila era tia de Hiago, porém, a polícia ainda não divulgou qual seria a motivação do crime.

De acordo com informações de familiares, a advogada que representa ele compareceu em todas as audiências e ele está correndo atrás para se defender e provar a inocência.

“Hiago errou no passado, mas decidiu mudar de vida! Trabalha honestamente e tem uma família que o ama muito”, disse um familiar ao SiteBarra.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) informou que o suspeito vai ser deportado, ainda data para ocorrer, e deve cumprir prisão preventiva na Penitenciária de São Domingos do Norte. A informação da prisão de Hiago foi dada pelo jornal The Boston Herald. O jornal aborda que Hiago já havia sido preso nos Estados Unidos pela primeira vez em dezembro de 2007, sendo deportado em 2008. O suspeito entrou novamente ilegalmente no território americano “em algum momento antes de 2022”, informou o jornal.

De acordo com a Polícia Civil capixaba, assim que a Justiça determinou a prisão de Hiago Ornela da Silva, foi emitido o chamado “red notice”, popularmente conhecido como “alerta vermelho”, quando o criminoso entra na lista da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).

“Trata-se de um indivíduo de alta periculosidade, apontado como autor de ao menos duas tentativas de homicídio em Barra de São Francisco e também figura como réu numa ação penal em Águia Branca, juntamente de outros quatro indivíduos (todos presos), por ter sido o mandante de um duplo homicídio naquele Município”, disse a polícia civil ao SiteBarra.

O caso – Mulher e ex-namorado são encontrados mortos dentro de casa em Águia Branca

Uma mulher e o ex-namorado foram encontrados mortos com marcas de tiro dentro de casa, na comunidade de Águas Claras no interior de Águia Branca, na região Noroeste do Espírito Santo. O caso ocorreu na noite desta segunda-feira (25). Uma das vítimas foi identificada como Jamila Ferreira, de 35 anos. Ela morava em Barra de São Francisco, também na região Noroeste. O homem não teve a identidade informada pela polícia.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Serviço Médico Legal (SML) de Colatina, para serem liberados aos familiares e também ser feito o exame cadavérico, que apontará a causa da morte.

CASAL OUVIU OS DISPAROS

A Polícia Militar foi acionada e constatou, no local, um homem e uma mulher mortos no interior de uma casa, ambos com perfurações de arma de fogo. Ao verificarem o que teria acontecido, os policiais foram informados que outro casal havia se trancado em um dos quartos da casa ao perceber a ação dos criminosos.

Posteriormente, os dois informaram que ao ouvirem os disparos ficaram em silêncio e só saíram do cômodo quando perceberam que os indivíduos haviam ido embora. Eles então  correram e foram para casa de um vizinho pedir ajuda. O casal não soube passar informações sobre os autores do crime.

O irmão da mulher morta disse que a familiar era de Barra de São Francisco e não soube informar o que estaria fazendo em Águia Branca

INVESTIGAÇÃO

Por nota, enviada na manhã desta terça-feira (26), a Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Delegacia de Polícia de Águia Branca, e que diligências ainda são realizadas.

“A Polícia Civil destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas”, finaliza o texto.

Jamila Ferreira, de 35 anos, foi encontrada morta dentro da casa em Águia Branca.
spot_img