O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa segunda-feira (27), a visita de estudantes dos cursos técnicos de Informática e de Rede de Computadores, do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, localizado em Vila Velha.
A primeira atividade foi a exibição de um vídeo institucional que relata a história e os serviços prestados pelo Instituto. Em seguida, os visitantes conheceram os serviços prestados pela Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic) por meio da apresentação feita pelo supervisor de Serviços Web do Prodest, Rômulo Pelição de Farias.
Foram detalhadas ações, como o conceito Devops (prática que integra áreas de desenvolvimento, suporte de TI, entre outras), a administração de banco de dados e as medidas utilizadas para garantir a segurança da informação de sistemas e sites hospedados no Data Center do Estado, que fica na sede do Prodest, em Vitória.
Software e sites
Os estudantes também receberam informações sobre os serviços prestados pela Gerência de Sistemas (Gesit), que foram apresentados pelo gerente da unidade, Alessandro Frizzera, e pelo analista de TI Vinícius de Freitas Soares.
Uma das ações destacadas foi o desenvolvimento do Conecta Cidadão, plataforma que contém informações sobre 609 serviços do Governo do Estado, sendo 317 digitais, 151 parcialmente digitais e 141 presenciais.
Os alunos também conheceram o funcionamento do Acesso Cidadão, solução de login único que possibilita o uso de vários serviços digitais do Governo. Atualmente, a ferramenta tem aproximadamente 2,48 milhões de usuários cadastrados.
O serviço Agenda ES, a ferramenta de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs), o sistema Seleção Aluno e a plataforma de Ouvidoria do Governo do Estado também foram citados na apresentação.
Outros serviços destacados foram o site do Programa Jovens Valores e o sistema E-Docs, responsável pela tramitação de processos e documentos de forma eletrônica nos órgãos do Poder Executivo Estadual.
Infraestrutura de TI
Chamou bastante a atenção dos alunos a sala de controle do Data Center do Estado. Eles foram recebidos pelo gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, Deyler Tose Marchezini, e pelo analista de TI Charles Santos de Jesus.
Foram detalhados os procedimentos para manter o ambiente seguro e as ações de monitoramento da rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange a Região Metropolitana da Grande Vitória e municípios do interior.
Os alunos receberam informações sobre o funcionamento da estrutura do Data Center, formada por sala de telecomunicações, sala-cofre, salas de energia, colocation e geradores. Na avaliação do estudante Maycon Rodrigues, a infraestrutura tecnológica do Prodest é bastante robusta. “Também gostei bastante da organização do local e de como os processos e os serviços são estruturados”, completou.
Para a professora Renata Laranja, a visita foi excelente para os alunos terem uma maior visão do mercado de trabalho na área de TI. “Houve uma boa abordagem sobre sistemas, suporte e Data Center. Isso é importante para a formação dos estudantes”, pontuou.
As escolas, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.