No próximo dia 27, a partir das 9h30, será realizado o Fórum de Diálogos Sobre Acervos Digitais: Curadorias, no Hub ES+, Centro de Vitória. O evento é um desdobramento da parceria entre a Midiateca Capixaba e o Museu das Comunicação e Humanidades (Musehum), iniciada em janeiro de 2023, que vem se dedicando ao debate e à reflexão acerca de funcionalidades e propostas para a plataforma Tainacan, visando à preservação digital de acervos.
O primeiro fruto desse trabalho é a Nota Técnica que aborda as Curadorias Digitais, apresentando definições, orientações e reflexões sobre experiências vividas pelas duas instituições, com suas respectivas coleções, além de boas práticas empregadas por outros espaços de guarda de acervo, que reverberam no universo on-line e impactam no alcance do público conectado. Publicada em formato digital, a Nota Técnica será lançada durante o fórum e ficará disponível on-line para livre acesso de todas as pessoas interessadas no tema.
A parceria entre a Midiateca Capixaba e o Musehum visam ao compartilhamento de informações e à troca de conhecimento entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Oi Futuro, responsável pela gestão do Musehum, entre outros projetos que integram inovação e tecnologia em seus acervos e em exposições temporárias.
Imersão Conectada
A realização do fórum é parte da Imersão Conectada, que tem como principal objetivo promover reflexões acerca da democratização do acesso aos acervos de arte e cultura do Espírito Santo, além de discutir o uso dos dados e informações da plataforma Midiateca Capixaba e a sua aplicação por meio de pesquisas e atividades pedagógicas inovadoras.
Promovida pela Secult, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Espírito Santo (Fapes), a Imersão Conectada é uma iniciativa do projeto Midiateca Capixaba Conectando. Em sua quarta edição, além de promover o fórum, a Imersão Conectada realiza uma série de mesas temáticas sobre Curadorias Digitais e Plataformas de Difusão, além da Oficina de Vídeo de Animação e Gamificação para Storytelling, voltada especialmente para professores da Rede Pública Estadual de Ensino.
O acesso ao evento é aberto ao público em geral. No entanto, para aqueles que tiverem interesse em receber o certificado de participação no fórum, é necessário inscrever-se previamente por meio deste link.
A ocasião marca ainda os lançamentos do acervo da TVE-ES na plataforma da Midiateca e do Guia de Propriedade Intelectual da Midiateca Capixaba. Elaborado por meio da parceria entre a Secult, o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e o Internetlab, o guia tem como objetivo reforçar a importância da análise das diversas camadas de direito existentes nos acervos, itens e coleções que compõem a plataforma, constituindo material diretivo e de informação para as instituições culturais e seus diferentes acervos.
Serviço:
Fórum de Diálogos Sobre Acervos Digitais: Curadorias
Quando: 27/05 (segunda-feira)
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório do Hub ES+, Praça Costa Pereira, 30, Centro de Vitória
Programação
9h30. Abertura e lançamento do acervo TVE na Midiateca Capixaba
- Fabricio Noronha, secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo
- Victor D’Almeida, representante da Oi Futuro
- Igor Pontini, diretor-presidente da RTV-ES
10h-12h. Do acervo físico ao universo on-line
Lançamento da Nota Técnica 001/2024 Curadorias Digitais
- Roberta Zanatta, Instituto Moreira Salles
- Paula Nunes Costa, Midiateca Capixaba
- Bruna Cruz, Museu de Comunicações e Humanidades / Oi Futuro
13h30-15h. Acervo Digital, Curadorias e Difusão
- Elvys Chaves, Made In China
- Tadeus Mucelli, Festival de Arte Digital
- Osvaldo Eugenio Junior, Studio Krya
15h30-16h30. Plataformas de difusão de conteúdo cultural
- Diana Souza, Wiki Movimento Brasil
- Dalton Martins, Plataforma Tainacan
16h30. Lançamento do Guia de Propriedade Intelectual da Midiateca Capixaba
- Victor Pavarin, Internetlab
4ª Imersão Conectada (Sala Criativa)
Tema: Oficina de Vídeo de Animação e Gamificação para Storytelling
- 14h. Apresentação e início da oficina
- 14h30-15h30. Brainstorm e início da produção
- 15h30. Intervalo
- 16h-17h. Produção das histórias
- 17h-18h. Apresentação das histórias produzidas, conversa sobre o processo e encerramento