A Polícia Civil informou que concluiu nesta terça-feria (25), um procedimento de Auto de Investigação de Ato Infracional em desfavor de uma adolescente de 14 anos em Águia Branca, no Noroeste do Espírito Santo. A conduta foi enquadrada como Intimidação Sistemática (Cyberbullying).
Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início com a denúncia sobre um perfil anônimo no Instagram, chamado “explana na area” (posteriormente “explana_regiao_ab”), que estava sendo usado para:
- Propagar injúrias e difamações contra estudantes e funcionários de uma escola da região.
- Ameaçar e constranger as vítimas de forma sistemática.
- Cometer o ato análogo à Falsa Identidade ao usar um perfil anônimo para causar danos.
“Em razão da gravidade das condutas, os Oficiais Investigadores de Polícia realizaram diligências investigativas que confirmaram que o perfil anônimo era de uso exclusivo de uma adolescente, de 14 anos. A conduta foi enquadrada como Intimidação Sistemática (Cyberbullying), agravada por ter sido cometida em rede social, causando sérios danos emocionais às vítimas, incluindo a necessidade de acompanhamento psicológico. Segundo apurado, uma das vítimas chegou a praticar automutilação”, informou a PC.
Segundo a Polícia Civil, “Diante do robusto conjunto probatório e da confissão da adolescente na presença da genitora, o procedimento será encaminhado ao Ministério Público para as medidas cabíveis, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”.
A Polícia Civil declarou reiterar “seu compromisso permanente com a promoção da segurança pública por meio de respostas rápidas e eficientes aos crimes que afetam a população capixaba”.










