A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, realizou nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2025 um curso gratuito de Primeiros Socorros, em parceria com o SENAR. As atividades aconteceram na sede do CRAS do bairro Nova Barra, com carga horária total de 24 horas/aula, ministradas diariamente das 8h às 17h, com intervalo para almoço.
O curso foi conduzido pelo instrutor Carlos Pedro Guerra de Souza e contou com a participação de alunos a partir de 18 anos. A iniciativa teve como objetivo capacitar a população para agir de forma correta e rápida em situações de emergência, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para lidar com diferentes tipos de ocorrências.
Durante as três aulas intensivas, os participantes receberam instruções práticas e teóricas sobre temas essenciais para atendimentos emergenciais, entre eles:
Manobras de desengasgo em adultos, crianças e bebês;
Atendimento inicial em acidentes, incluindo procedimentos adequados para vítimas de quedas, cortes, fraturas e colisões;
Queimaduras, identificação dos graus e primeiros cuidados;
Crises de ansiedade, técnicas de acolhimento, estabilização e orientação;
Mordidas de animais peçonhentos, com orientações sobre o que fazer e o que evitar em situações envolvendo serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais.
O prefeito Enivaldo dos Anjos destacou a importância da capacitação para a segurança da comunidade: “Quando a população está preparada, vidas podem ser salvas. Investir em cursos como este é investir no bem-estar das pessoas. Ficamos muito satisfeitos em oferecer mais essa oportunidade aos moradores, em parceria com o SENAR e nossa equipe técnica.”
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos, Guilherme Fernandes, reforçou que a qualificação é uma das prioridades da gestão: “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso à formação gratuita e de qualidade. Esse curso de primeiros socorros é mais uma ação que fortalece a autonomia da população e abre portas para novas oportunidades profissionais.”











