spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

MinC fortalece a presença da cultura nas periferias por meio do programa Governo na Rua

O programa Governo na Rua, do Governo Federal, leva serviços públicos e atividades culturais para áreas de vulnerabilidade social em diversos municípios brasileiros. A...

Ações do Incaper em destaque no maior evento de agroecologia do país

Iniciativas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) que estão ampliando o acesso a tecnologias agrícolas sustentáveis tiveram destaque no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado em Juazeiro (BA), entre os dias 15 e 18 de outubro. Considerado o maior evento do país sobre o tema, o congresso reuniu cerca de seis mil participantes do Brasil e de outros países, fortalecendo a agroecologia como ciência e prática transformadora no campo.

O pesquisador Jhonatan Marins Goulart, responsável pela Unidade de Referência em Agroecologia (URA), localizada no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Serrano (CPDI Serrano) do Incaper, em Domingos Martins, apresentou um trabalho que destacou a importância da unidade para a geração e socialização de práticas agroecológicas no Espírito Santo. Criada há 35 anos, a URA é uma das primeiras iniciativas desse gênero no País e recebe anualmente centenas de estudantes, professores e agricultores de diversas regiões, oferecendo também vivências e estágios práticos para alunos de cursos técnicos e superiores.

Atualmente, as atividades na unidade concentram-se na produção de composto fermentado tipo bokashi, no manejo de plantas de cobertura do solo, na produção de substratos para mudas de hortaliças e na aplicação de bioinsumos microbianos. Somente em 2025, a URA recebeu mais de 500 visitantes, consolidando-se como um espaço de referência em tecnologias sustentáveis e apoio à formação prática em agroecologia.

“A participação no congresso possibilitou a troca de experiências com profissionais de diferentes instituições, bem como a apresentação da Unidade de Referência em Agroecologia para o público de outros estados. A difusão das tecnologias geradas na unidade, além das fronteiras, é fundamental para o fortalecimento do protagonismo do Incaper no segmento da agricultura de base agroecológica”, afirma Jhonatan Marins Goulart.

Sistema de Plantio Direto na Palha

O Incaper também apresentou um relato de experiência técnica sobre o trabalho desenvolvido junto à Rede de Ações em Sistema de Plantio Direto na Palha, no município de Santa Maria de Jetibá. A exposição foi conduzida pela pesquisadora do CPDI Serrano, Rosenilda de Souza, que atua na área de melhoramento genético com enfoque em metodologias participativas.

Coordenada pelo Incaper desde 2008, a Rede tem gerado resultados expressivos para a agricultura familiar da região, a partir do Sistema de Plantio Direto (SPD), um método agrícola conservacionista que evita o revolvimento do solo, mantendo sua superfície coberta com resíduos vegetais (palha) ou plantas vivas. Essa técnica reduz a erosão, melhora a estrutura do solo e aumenta a retenção de água e nutrientes.

O Instituto está trabalhando em novas estratégias para ampliar o alcance das ações da Rede, difundindo tecnologias adaptadas à agricultura familiar de base agroecológica, por meio de atividades e experimentos participativos. Os trabalhos em andamento contemplam consórcios de plantas de cobertura do solo com pitaya, cafeeiros e chuchu, além de pré-cultivos de espécies de cobertura voltados ao manejo de lavouras de café.

“Foi uma experiência muito gratificante representar o Incaper em um evento de tamanha relevância. Tivemos a oportunidade de conhecer experiências inspiradoras de diversas regiões do Brasil, o que contribuiu significativamente para o nosso aprendizado e fortalecimento profissional. Além disso, participei do lançamento do Projeto Raízes Agroecológicas, uma iniciativa internacional voltada ao fortalecimento da agroecologia e da autonomia de famílias agricultoras do Brasil, Argentina e Bolívia, com foco em ações de melhoramento genético participativo, um tema alinhado às pesquisas que desenvolvo no Incaper”, destaca Rosenilda de Souza.

spot_img
spot_img
spot_img