Águia Branca sediou, entre os dias 26 e 28 de setembro, o 1º Festival de Balonismo do município. O evento teve caráter competitivo, com pilotos cumprindo diferentes tarefas durante os voos. O campeão foi Maychon Vieira Amaral, de Nova Venécia.
Esta foi a primeira participação dele em um festival da modalidade. “O mais difícil foi estudar o vento e navegar pelas camadas dele, pois em baixo, ele toca para um lado, e em cima, para outro. Essa competição que teve, é chamada de caça à raposa. Um balão decola na frente, depois de três minutos, os outros balões estão autorizados a decolar. Esse balão que decola primeiro, pousa e marca um X no chão. Assim, nós competidores temos que jogar uma marcação, em um raio de até 50 metros deste X. Tanto eu, quanto a minha equipe, estamos muito felizes porque, nesse festival, o pódio do primeiro lugar ficou no Espírito Santo, e geralmente, quem ganho é o Sul do país. O prêmio mostra que nossa equipe está cada vez mais capacitada para realizar voos turísticos. A ideia é melhorarmos cada vez mais para trazer o turismo e o balonismo para nossa região”, diz.
O segundo lugar ficou com Bruno Constante, de Torres (RS), e o terceiro com PC Farias, Torres (RS).
O festival foi organizado pela Prefeitura Municipal de Águia Branca e contou com a direção técnica do piloto Ricardo Lima, dirigindo o 3º evento em solo capixaba. Pra 2026 já existem mais cinco eventos confirmados no Espírito Santo.











