spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Mobiliadora Universal completa 47 anos com grande festa e o ‘Desafio do Colchão’

A Mobiliadora Universal comemorou seus 47 anos de história em grande estilo nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, com uma programação especial que...

Prefeitura e Senar realizam primeiro curso de macramê para idosos do Projeto Avivar

 

A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu nesta quinta-feira (11), o primeiro curso de macramê voltado para os idosos atendidos pelo Projeto Avivar. A iniciativa integra as ações de fortalecimento social, cultural e de geração de renda para a terceira idade.

De acordo com a assistente social Agraciane da Silva Veríssimo, a atividade vai muito além do aprendizado de uma nova técnica artesanal. “Precisamos considerar a saúde como um bem-estar físico, social e mental. A arteterapia, como no caso do macramê, oferece oportunidade de aprendizado, socialização e melhora do cognitivo. Isso ajuda a evitar a demência e problemas mentais no futuro, além de ser um importante exercício de prevenção contra o Alzheimer”, destacou.

O curso, com carga de trinta e duas horas, foi ministrado pela instrutora do Senar, Nilma Oliveira. Para ela, o macramê é uma técnica que une criatividade e possibilidade de renda. “Os alunos foram muito interessados. O macramê pode ser usado em decoração, vestuário e diversos tipos de ornamentação. Além disso, está em alta na moda, o que permite às participantes gerar uma renda extra com o trabalho artesanal”, explicou.

Nilma ressaltou ainda a importância da parceria com o município. “Este curso só foi possível graças ao apoio da Prefeitura e do Senar, que sempre atendem às solicitações de capacitação. O artesanato tem esse poder de alegrar o coração, afastando a tristeza e fortalecendo a autoestima”, disse.

A ação marca o início de uma série de capacitações previstas para os idosos do Projeto Avivar. Além do macramê, já estão sendo programados cursos de biscoitos e pães, que também devem chegar à zona rural, em comunidades como Cachoeirinha.

 

spot_img
spot_img
spot_img