― Advertisement ―

spot_img

Indicadores de mudança climática são tema de webinários do Hub Regional para Big Data

Editoria: IBGE O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está iniciando uma série de webinários sobre a produção de indicadores de mudança...

Vila Pavão: 25ª Pomitafro terá grandes atrações e novidades

Vila Pavão se prepara para celebrar a 25ª edição da Pomitafro, um evento que há 35 anos integra as principais etnias que imigraram para a região e fortalece a identidade cultural do município. A festa, marcada para os dias 30 de agosto a 1º de setembro, promete ser um grande marco, com uma programação repleta de atrações para todos os gostos.

O nome Pomitafro é uma junção dos nomes Pomerano, italiano e afro-brasileira, grupos étnicos predominantes entre a população de Vila Pavão, que chegaram ao Brasil em séculos passados. As atrações incluem danças típicas, culinária, arquitetura, vestuário e outros costumes dessas três etnias, dando um tom vibrante e especial à festa.

A Pomitafro se destaca não apenas por celebrar a diversidade cultural, mas também por promover a pesquisa histórica e valorizar as raízes da comunidade. É uma experiência única, difícil de encontrar em qualquer outro lugar do país.

Uma jornada de 35 anos

Ao longo de sua história, a Pomitafro se consolidou como um dos maiores eventos culturais do Espírito Santo. Em 2024, a festa celebrará suas 25 edições e 35 anos de existência, desde que o movimento cultural surgiu com a primeira edição em 1989.

Para comemorar este jubileu, foram introduzidos elementos especiais na programação. Um desses destaques é a Exposição POMITAFRO – 35 ANOS.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Libian Timm Paganoto, destaca que a exposição contará a história do movimento cultural, apresentando um panorama de cada uma das 25 edições da festa. A exposição, organizada pelo CEIER – Centro Estadual Integrado de Educação Rural, pela EEEFM Professora Ana Portela de Sá e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ocorrerá de 26 a 30 de agosto, das 8h às 16h, no Auditório Anton Fleischmann na Praça do Colono.

“Além disso, está sendo produzido um documentário celebrando os 35 anos de cultura da Pomitafro, com recursos do edital da Lei Paulo Gustavo, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo. Também, para celebrar esse jubileu, haverá a participação especial de todas as rainhas e princesas de edições anteriores da Pomitafro durante o desfile na noite do dia 30. Sem dúvida, essa será uma edição muito especial da nossa festa”, acrescentou a secretária.

Para fortalecer a Pomitafro como um evento para todos os públicos e idades, a programação da manhã de domingo será dedicada à terceira idade.

“Este ano, pela primeira vez, teremos a participação de um grupo de cada etnia: pomerano, italiano e afro-brasileiro na manhã de domingo, assim como ocorre na noite de sexta com as crianças e adolescentes, e no domingo com os grupos adultos”, completou a secretária.

Impacto na comunidade

Além de promover a integração da comunidade, o resgate das tradições e a valorização da cultura local, a Pomitafro é um importante motor para a economia local, gerando emprego e renda para diversos setores.

Infraestrutura

Para a realização da maior festa de Vila Pavão, a Prefeitura está preparando a área no parque de festas da cidade, com mais espaço para acomodar o grande público esperado. Haverá praça de alimentação, palcos para shows regionais e nacionais, além de um tablado para apresentações culturais.

Programação diversificada

A programação da Pomitafro 2024 é bastante diversificada, com shows musicais, apresentações culturais, atividades para todas as idades e uma vasta praça de alimentação. Destaque para as esquinas culturais, Carretella/Percurso Pomitafro, eleição das rainhas pomerana, italiana e afro-brasileira, e a participação de grupos de dança folclórica, que representam a rica diversidade cultural do Estado do Espírito Santo.