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Vantagens competitivas de uma empresa: conceito + exemplos

A análise das vantagens competitivas de uma empresa mostra o quão bem posicionada a organização está no seu mercado, sua atenção aos concorrentes e as tendências para se posicionar de forma diferenciada.

Um dos exemplos de vantagens competitivas mais comuns é o atendimento ao cliente. Provavelmente, um colega já recomendou um serviço baseado em sua satisfação com o tratamento que recebeu.

Uma pesquisa da consultoria Forrester, realizada em 2023, destacou que 41% das empresas que colocam o cliente no centro do processo obtiveram um crescimento de receita de 10%. 

Entre os negócios, cujos processos não são centrados no cliente, apenas 10% alcançaram o mesmo resultado.

Agora imagine o potencial de crescimento quando a empresa agrega ao atendimento altamente personalizado outros diferenciais.

Por isso, é fundamental avaliar o que diferencia o seu negócio dos demais do mesmo nicho para utilizá-lo como argumento de persuasão no marketing e nas apresentações de proposta para os clientes. 

Continue a leitura do artigo para entender mais sobre o conceito de vantagem competitiva e exemplos de características que impulsionam o desenvolvimento dos negócios. 

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é uma característica que diferencia uma empresa de seus concorrentes, fortalecendo a marca no mercado e a tornando desejável. Os diferenciais podem estar relacionados a estrutura de custos, qualidade das ofertas de produtos, rede de distribuição, propriedade intelectual e atendimento ao cliente.

Para identificar as vantagens competitivas de uma empresa, é necessário estudar o mercado e avaliar os concorrentes diretos para identificar quais necessidades ainda não foram supridas e nas quais o negócio pode se destacar.

Assim, é possível fazer um trabalho completo, analisando as principais forças internas e como elas podem ajudar na conquista das vantagens competitivas que vão atrair a atenção dos consumidores.

O resultado são ações mais efetivas para conquistar credibilidade no mercado, além de um posicionamento forte, tornando-se referência para o público-alvo e aumentando as chances de melhorar os lucros.

Quais são os tipos de vantagens competitivas?

Os tipos de vantagens competitivas indicam as forças do negócio, ou seja, os diferenciais que vão destacá-lo e que podem ser utilizados como argumentos para convencer os clientes. 

Michael Porter, professor da Universidade Harvard e quem cunhou a definição de vantagem competitiva, também estabeleceu os tipos de estratégias competitivas, baseados em dois focos: custos e diferenciação.

A imagem a seguir ilustrada a relação entre as variáveis: 

Fonte: BWS Consultoria.

Cada quadrante diz respeito a um fator que destaca a empresa no mercado. Entenda o significado de cada um:

  • Liderança no custo total: oferecer um produto ou serviço por um preço menor que o do mercado, seja pela redução do custo em escala, uso de tecnologia exclusiva, entre outros.
  • Diferenciação: apresentar ao mercado um produto/serviço com uma ou mais características exclusivas e que a concorrência não possui.
  • Enfoque em custos: fornecer soluções para um nicho específico do mercado, focando em atender as necessidades de um perfil de público. 
  • Diferenciação focalizada: contar com um atendimento diferenciado para o perfil de público-alvo da empresa e que não é realizado pela concorrência, como fazer entregas locais e regionais.

O tipo de vantagem competitiva que uma empresa pode oferecer depende de uma análise das possibilidades e dos objetivos de crescimento planejados. 

Por isso, é imprescindível que as lideranças façam um estudo realista e criem planos de ação para concretizar os diferenciais definidos.

6 exemplos de vantagens competitivas

As vantagens competitivas de uma empresa dependem de uma avaliação do negócio, mas para orientar a sua avaliação, listamos seis exemplos que podem fortalecer uma marca no mercado.

1. Prática da sustentabilidade

A sustentabilidade está entre as vantagens competitivas de uma empresa, pois se tornou um valor importante das organizações comprometidas em melhorar sua atuação no mercado e reduzir os impactos de suas operações.

Para ser uma empresa sustentável, é preciso analisar os processos operacionais e de distribuição em busca de soluções eficientes que reduzam desperdícios, geram menos resíduos, permitam a reciclagem, tenham melhor rendimento, entre outros benefícios.

2. Adoção dos princípios ESG

Os princípios ESG, sigla em inglês para Environmental, Social e Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre), são a principal tendência em todos os setores do mercado.

Além da sustentabilidade, que faz parte do objetivo, a análise e criação de processos para fortalecer a governança corporativa e o impacto social da empresa são objetivos que os negócios estão se empenhando em valorizar para obterem vantagem competitiva.

3. Uso de energia limpa

O uso de energia limpa é outra das vantagens competitivas de uma empresa, pois mostra a valorização das fontes renováveis, que causam impacto zero ou bastante reduzido para gerar energia elétrica.

A adoção dessas fontes, além de reduzir os custos de produção, valorizam o produto no mercado e podem ser um fator decisivo para os clientes que priorizam o consumo de marcas sustentáveis. 

4. Reputação da marca

Uma marca com boa reputação tem uma vantagem competitiva forte, pois significa que os atributos do seu produto ou serviço são úteis e valorizados pelos clientes.

A qualidade do atendimento também contribui para a reputação. Portanto, quanto mais próximo e valioso para o cliente ele for, maiores as chances de consolidar uma imagem positiva no mercado.

5. Experiência dos funcionários

Uma equipe qualificada e experiente em suas áreas de atuação também estão entre as vantagens competitivas de uma empresa. Isso porque a experiência dos colaboradores ajuda a otimizar os processos de trabalho e a criar serviços/produtos inovadores.

Por exemplo, se o foco é oferecer um preço competitivo, com a competência do time interno a empresa pode buscar soluções mais eficientes em tecnologias, matérias-primas e outros insumos que contribuam para esse objetivo. 

6. Variedade de produtos ou serviços

Fechando a lista de vantagens competitivas de uma empresa, temos a variedade de produtos ou serviços oferecidos no mercado. 

As variações permitem aumentar a base de consumidores, melhorando tanto o desempenho nas vendas quanto a participação no mercado. Além disso, demonstra atenção às necessidades do público-alvo, criando linhas para diferentes segmentos.

Gostou de saber mais sobre vantagens competitivas? Invista na análise dos diferenciais do seu negócio para identificar como e onde sua empresa pode se destacar dos concorrentes, agregando características que a fortaleçam no mercado. Bom trabalho!

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para as indústrias, por meio do Mercado Livre, garantindo economia com simplicidade.

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