― Advertisement ―

spot_img

Um ano de Hub ES+: mais de sete mil pessoas participaram do espaço da economia criativa capixaba desde inauguração

O primeiro ano de funcionamento do Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo e é realizado pelo Governo do Espírito Santo, promoveu conexões e conhecimentos que fortaleceram, profissionalizaram e desenvolveram ainda mais o setor da economia criativa capixaba. Com entrada gratuita e funcionamento de segunda a sábado, o Hub recebeu um total de 7.340 pessoas desde a inauguração, em outubro de 2023.

Foram acolhidos, neste primeiro ano, empreendedores, artistas, educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais que desfrutam dos espaços para estudar, trabalhar, fazer conexões profissionais e desenvolver seus projetos, negócios e startups nas áreas da economia criativa – que engloba diversas áreas da cultura, inovação e tecnologia. 

O espaço criativo e colaborativo do Hub ES+ sediou, em suas diversas salas multiuso, auditório e salas de coworking, cerca de 700 eventos, todos gratuitos. Foram atividades formativas, encontros, maratonas, lançamentos, feiras, cerimônias, reuniões etc. E parte dessa programação foi promovida por diversas instituições e projetos parceiros, que utilizaram o serviço gratuito de reserva de espaços no Hub — aberto para solicitações de reservas, por meio do link: bit.ly/reserva-hubes.

Na comemoração deste primeiro ano, o Hub ES + demonstra diariamente como é um espaço acessível para promover formação, capacitação e na potencialidade das inovações criadas pelos nossos talentos locais. As ações gratuitas que acontecem no Hub ES+ fortalecem o desenvolvimento da economia criativa, gerando assim trabalho, renda e um diálogo aberto com a comunidade, tendo a cultura como meio de interconexão entre diversos setores”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, salientou a importância do espaço para impulsionar o empreendedorismo e a incubação de novos negócios. “Com esse espaço, nós, da Secti, executamos importantes programas como o Seedes, para impulsionar startups, e o QEmpreendedor, que apoia aqueles que concluíram o Qualificar ES. Dessa forma, o Governo tem mobilizado os atores da inovação, reunindo startups, investidores, empreendedores e parceiros em um só local. Trata-se de um importante investimento do nosso Estado, do qual temos muito orgulho em oferecer à população capixaba”, pontuou Bruno Lamas.

Atividades formativas para diversos públicos

O Hub ES+ oferece e realiza, gratuitamente, uma programação regular de Masterclasses, Oficinas Maker, Conversas e Maratonas Criativas, que proporcionam desde conhecimentos teóricos até experiências práticas e maratonas de criação de técnicas e produtos ligados à economia criativa, que abrange diversas áreas da cultura, arte, tecnologia e inovação. A programação interna do Hub realizou mais de cem eventos com essa proposta, entre eles, mais de 70 masterclasses e 61 oficinas. 

As formações apresentaram cases de sucesso de negócios e startups locais e nacionais, além de teorias, técnicas e conhecimentos de diversas áreas culturais, como audiovisual, música, design, games, literatura,  gastronomia, empreendedorismo e gestão de projetos, música, teatro, tecnologias digitais, inteligência artificial, entre outros.

O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, destacou a importância do primeiro ano de atuação do Hub ES+ para impulsionar a inovação e a economia no Espírito Santo. “O primeiro ano de atuação do Hub ES+ confirmou sua relevância para o fortalecimento do ecossistema de inovação e o desenvolvimento da economia capixaba. Realizamos diversos cursos, workshops e palestras, promovendo a inovação e o empreendedorismo, além de contribuir para a revitalização do Centro Histórico de Vitória”, salientou Varejão.

ES+ Café

Além da programação diária e gratuita, o Hub ES+ ainda promoveu três eventos multiculturais com foco na cadeia produtiva dos cafés especiais, em sua interface com os serviços da economia criativa e com a inovação. Sob a chancela do projeto ES+ Café, o Hub promoveu duas edições da Feira ES+ Café e o ES+ Café Lab. Esses eventos contaram com uma programação diversificada de aulas-shows, oficinas, palestras, maratonas criativas, competições entre baristas, atrações culturais e a venda de cafés especiais feita por produtores de diversas regiões do Espírito Santo.

Atrações culturais

Neste primeiro ano de formações e eventos, o Hub ES+ apresentou ainda um total de 17 atrações culturais gratuitas, que promoveram grupos e artistas locais em suas programações integradas, como a apresentação do Boi Pintadinho de Muqui, Jongo de São Benedito, além de shows musicais com artistas como DJ Karolla, Bateria Ritmo Forte, da Escola de Samba Unidos da Piedade, Monique Rocha, Samba do Nill, Amanda Requião, Sol Pessoa, entre outros.

Eventos parceiros

Os eventos de projetos e instituições parceiras também movimentaram o Hub ES+, por meio do sistema de reserva de espaços do Hub. Com isso, grandes eventos de artistas, empreendedores e produtores locais passaram pelo espaço neste primeiro ano, como o Festival de Cinema de Vitória; o projeto Samba que eu Quero Ver, e a programação comemorativa de Aniversário de 70 Anos da Fames, entre outros.

“Neste primeiro de Hub, o ponto mais importante foram as parcerias estabelecidas e a forma como o equipamento foi aceito pela comunidade. Todos os grandes eventos locais passaram de alguma forma pelos espaços do Hub e isso é muito positivo, além da participação do público com uma adesão muito grande, com horário de funcionamento e programação que contribuem para a circulação de pessoas”, reconheceu a diretora executiva do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA, Larissa Delbone.

“Conseguimos, nestes 12 meses, cumprir nosso plano de trabalho com excelência e participação popular nas atividades. O Hub é um marco e grande diferencial no desenvolvimento cultural do nosso Estado. É o único Hub público do Espírito Santo, que traz a união importante entre tecnologia, cultura e desenvolvimento social. O IBCA tem muito prazer, nesta gestão, e agradece a parceria do Governo do Estado, dando apoio e confiança que foram muito importantes para o sucesso do projeto”, destacou Larissa Delbone.

Parcerias institucionais

Com a perspectiva de expandir o alcance do Hub ES+, ao longo desse primeiro ano, foram realizadas parcerias com diversas instituições, possibilitando a ampliação dos serviços ofertados pelo Hub e a formatação de atividades que atendessem a públicos específicos.

Entre essas organizações estão a Meta, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES), a Associação de Ceramistas do Espírito Santo (Cerames), a Organização dos Cineclubes Capixabas (Occa), o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamares), o CEET Vasco Coutinho, o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), a Associação GOLD – Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade, o Centro Capixaba de Design, o Museu Vale e a Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil.

Segundo a gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada, o Hub ES+ é resultado de uma construção coletiva envolvendo diversas pessoas e instituições que idealizaram esse equipamento público para atender às demandas dos agentes criativos e inovadores do Espírito Santo. “Para o próximo ciclo, o Hub ES+ pretende manter a excelência nos atendimentos, garantir a qualidade e diversidade das capacitações e ampliar as parcerias, consolidando o Espírito Santo como uma referência nacional em inovação e criatividade”, afirma Lorena Louzada.

O Hub ES+, que faz parte do programa ES+ Criativo, é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, sob a coordenação da Secretaria da Cultura (Secult), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). O projeto do HUB ES+ conta com investimentos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

 

spot_img