spot_img
spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

FNO impulsiona desenvolvimento econômico no Norte e financia R$ 13,4 bilhões até setembro

O Banco da Amazônia aplicou R$ 13,4 bilhões em financiamentos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), voltado ao desenvolvimento sustentável...

Inflamação: como melhorar

Sistema de Monitoramento de Parâmetros Ambientais – SIMPA/ES versão 2.0 é atualizada

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) disponibilizou em seu site a versão 2.0 do Sistema de Monitoramento de Parâmetros Ambientais do Espírito Santo (Simpa/ES). A atualização inclui uma nova plataforma web, com foco em otimizar o gerenciamento e o controle dos dados ambientais.

Na versão 1.0, o sistema recebia informações sobre parâmetros relacionados à água superficial e subterrânea, efluentes sanitários e industriais, além de dados sobre o solo. A versão 2.0 ampliou as matrizes de monitoramento, passando a incluir emissões atmosféricas, fertirrigação, qualidade do ar, resíduos, ruídos e sedimentos. A plataforma também passou por uma reformulação completa, oferecendo uma interface mais dinâmica e intuitiva.

Durante o primeiro ano de operação, a equipe do Iema coletou sugestões de servidores da instituição para aprimorar o sistema. A segunda versão reflete esses ajustes, resultando em uma ferramenta mais eficiente para o monitoramento ambiental. O Espírito Santo é o único estado brasileiro a contar com uma plataforma integrada e avançada para a gestão de condicionantes ambientais.

Nos dias 28, 29 e 30 de junho, a equipe do Iema organizou o treinamento da fase 2 do SIMPA. O treinamento foi conduzido pela empresa Water Services and Technologies (WST), responsável pelo desenvolvimento do sistema. A programação foi direcionada aos servidores do Iema e representantes de empreendimentos, com o objetivo de capacitar os participantes para o uso adequado da plataforma. Durante essa fase, foram apresentados os novos parâmetros de monitoramento e as atualizações na interface do sistema.

“O Simpa chega com a missão de facilitar e tornar mais evidente o cumprimento das normas ambientais. Estamos dando um passo para uma relação mais colaborativa e responsável entre o setor produtivo e o poder público”, explicou o diretor-geral do Iema, Mário Louzada.

spot_img
spot_img
spot_img