Estão definidos os oito times que disputam a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. A cidade de Campinas (SP) é destaque na segunda fase da Série C, classificando seus dois representantes – Guarani e Ponte Preta – entre os oito primeiros, juntamente com o Caxias (RS), Náutico (PE), Londrina (PR), São Bernardo (SP), Brusque (SC) e Floresta (CE).
Os quatro últimos colocados na primeira fase estão rebaixados para a Série D – CSA (AL), o ABC (RN), o Retrô (PE) e o Tombense (MG), quem empatou na última rodada com o Guarani depois de estar perdendo de 2 a 0. O resultado classificou o time campineiro, enquanto os mineiros já estavam rebaixados.
O regulamento da Série C do Brasileirão é diferente das Série B, que é disputada em dois turnos de pontos corrido, classificando os quatro primeirs para a Série A e rebaixando os quatro últimos para a Série C. Pelo regulamento da Série C, a primeira fase é disputada em apenas um turno de pontos corridos.
Os oito primeiros colocados da Série C disputam a segunda fase, em dois grupos de quatro, onde os dois primeiros sobem para a B e os primeiros colocados disputam o título. A última rodada da primeira fase foi neste sábado(30).
A competição foi extremamente disputada e a diferença entre o último colocado para a segunda fase e o primeiro da zona de rebaixamento foi de apenas cinco pontos.
O goleiro Andrey Ventura, que disputou o Campeonato Capixaba pela Desportiva, participou da campanha de classificação do Guarani, de Campinas, um dos oito primeiros da primeira fase. O time teve altos e baixos e Andrey também.
O clube resolveu contratar mais um goleiro. Os reservas de Andrey são muito novos. O América-MG confirmou que o goleiro Dalberson, de 28 anos, foi liberado para reforçar o Guarani.
Os grupos da segunda fase já estão definidos e reservam grandes emoções: Guarani e Ponte Preta estão na mesma chave, ao lado de Náuticoe Brusque. Na outra chave estão Floresta, São Bernardo, Caxias e Londrina.
As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta em seus grupos. Os dois melhores clubes de cada chave após seis rodadas garantem o acesso à Série B de 2025. Os líderes de cada lado fazem a final em ida e volta para decidir o título, com datas previstas de 19 e 26 de outubro.
A primeira rodada já está definida: Floresta x Caxias, São Bernardo x Londrina, Guarani x Ponte Preta e Brusque x Náutico.
Os quatro rebaixados serão substituídos na Série C pelos quatro semifinalistas da Série D, que começou a ser disputada neste sábado (30) por oito equipes, com jogos de ida e volta: Maranhão 1 x 0 ASA (AL), Santa Cruz 0 x 0 América(RN), Goiatuba (GO) 0 x 0 Inter de Limeira (SP) e Cianorte (PR) x Barra (SC), que jogam neste domingo (31). Os vencedores desses confrontos diretos estarão na Série C no próximo ano. (Da Redação)
Foto em destaque: Andrey (ex-Desportiva), hoje no Guarani. (Raphael Silvestre\Guarani FC)











