A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq) e da Gerência de Gestão Escolar (GGE), realizou, no dia 20 de junho, o primeiro encontro dos diretores e supervisores escolares da modalidade de Educação do Campo.
Na programação da parte da manhã, o tema foi a identidade coletiva das escolas do campo, composta pela apresentação das experiências dos diretores escolares Josimara Pezzin, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Paulo Damião Tristão Purinha, representando as escolas localizadas em áreas de assentamentos da Rede Estadual de Ensino; Jorge Schneider, da EEEFM Emílio Schroeder, representando as escolas de tempo integral; Jonatas André Dresch, das escolas do Consórcio Afonso Cláudio; Ray Luiz Babilon Carreço, da EEEFM Irineu Morello, representando as escolas de tempo parcial do campo; e Lívia Israel Ferreira, do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia Branca, representando os CEIERs.
No período da tarde, dando sequência à programação, foram apresentadas a Resolução CEE/ES 6.596/22, que dispõe sobre Diretrizes da Educação do Campo no Espírito Santo, e a importância da supervisão escolar nas orientações para a Educação do Campo, finalizando com a exposição dos dados da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA), do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da avaliação da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) nas escolas do campo.
Além da parte formativa, foram divulgadas algumas ações da Sedu para as escolas da modalidade campo, como o Caderno de Práticas da Educação do Campo, Povos e Comunidades Tradicionais e o Grupo de Trabalho da Educação do Campo, para professores e diretores, com previsão de abertura de inscrições para o fim de julho.