Governança pública em foco! A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) está participando do 11° Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que teve início nessa quinta-feira (08) e segue até sábado (10), em Pedra Azul, na região serrana do Espírito Santo. O evento reúne gestores e especialistas das regiões Sul e Sudeste para discutir assuntos estratégicos da administração pública, com o objetivo de impulsionar ações socioeconômicas e ambientais no cenário regional.
A programação do evento inclui encontros entre os governadores, reuniões de alinhamento com secretários, procuradores-gerais dos estados e coordenadores das Defesas Civis Estaduais, onde os temas centrais discutidos são a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate das edições anteriores sobre a segurança pública.
Nesta sexta-feira (09), tiveram início as discussões de 14 diferentes Grupos de Trabalho (GT) com a participação dos secretários estaduais de ambas as regiões, em quatro pontos diferentes de Pedra Azul. As principais temáticas discutidas pelos grupos são: Agricultura e Pecuária; Defesa Civil e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomentos; Direitos Humanos, Juventude e Política para as Mulheres; Educação; Esportes; Governança, Procuradoria e Planejamento; Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano; Inovação e Governo Digital; Saúde; Segurança; Turismo; Fazenda, Previdência e Controladoria; e Cultura.
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, integra o Grupo de Trabalho (GT) sobre Controladoria, no qual estão sendo debatidas iniciativas voltadas para o aprimoramento do controle interno e da transparência, como iniciativas do projeto Integradata e o andamento dos Programas de Integridade. “A participação da Secont em um evento de trocas de conhecimentos e experiências como esse reforça o comprometimento do Espírito Santo em buscar soluções conjuntas para os problemas que afetam não somente o Estado, mas também todo o País”, pontuou Camata.
O grupo também discutiu sobre ações de prevenção e combate ao assédio sexual nas escolas, com os protocolos para acolhimento, ouvidoria e corregedoria. “É essencial garantir um ambiente seguro e respeitoso para nossos alunos, e o combate ao assédio sexual nas escolas é uma prioridade fundamental. A troca de experiências e a colaboração entre estados são cruciais para fortalecer as políticas de prevenção e garantir que todas as instituições educacionais adotem medidas eficazes para combater esse crime e proteger nossas crianças e adolescentes”, destacou a ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, Simone Deoud.
Sobre o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud)
O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) foi criado em março de 2019 para fortalecer a cooperação entre os Governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.