― Advertisement ―

spot_img

Dormir bem: qual é a importância do sono para a nossa saúde?

Com a vida cada vez mais acelerada, muitas vezes negligenciamos o sono, mas a ciência tem mostrado que um bom descanso é essencial para...

Reformas que valorizam: melhore seu imóvel para vender ou alugar

Confira as reformas de melhor custo-benefício e retorno rápido para valorizar imóveis

Está pensando em vender ou alugar um imóvel? Se esse é um dos seus objetivos para 2024, é importante pensar em maneiras para melhorar a residência e conseguir valorizá-la. Quem investe em imóveis como fonte de renda passiva precisa se preocupar com as condições dos imóveis e realizar investimentos pontuais para aumentar sua renda no médio e longo prazo. 

Quem pensa que para isso é preciso fazer reformas gigantescas e caras está muito errado! Com o uso de equipamentos simples, como esmerilhadeira, furadeira, tinta e mudanças nas fiações elétricas, é possível representar uma boa valorização com um investimento baixo e de retorno rápido. 

Então, vamos à parte prática. A seguir, listamos algumas possibilidades de reformas que podem chamar a atenção de possíveis compradores e inquilinos e valorizar o imóvel. Confira.

Remodele a pintura do imóvel 

A pintura é uma das reformas campeãs em custo-benefício e valorização de imóveis. Esse é um investimento relativamente barato e gera uma sensação de cuidado para o imóvel. Ao pintar uma casa, você consegue renovar o ambiente e pode, inclusive, utilizar a nova pintura para favorecer a iluminação da casa. 

Isso mesmo, com o uso das cores certas é possível tornar ambientes mais claros, o que é importante para a valorização do imóvel. Afinal, nada melhor do que um imóvel bem claro e arejado para morar ou montar um negócio. Segundo a plataforma Habitíssimo, renovar a pintura do imóvel pode gerar uma valorização de até 2% no valor da venda. 

Iluminação é essencial para tornar o imóvel mais atrativo 

Mudanças nas fiações elétricas e composição de entradas de iluminação na casa são fundamentais para valorizar o imóvel. Uma casa bem iluminada traz uma sensação de conforto e bem-estar, peça fundamental para atrair possíveis compradores e inquilinos. 

Para isso, é importante montar um projeto de reforma que consiste em tornar os cômodos mais bem iluminados e arejados. Isso passa por mudanças nas fiações elétricas para criar ambientes com iluminação bem direcionada, além de ampliar o tamanho do espaço e instalar novas janelas e basculantes em cômodos menos iluminados, de acordo com as possibilidades do imóvel. 

Não deixe de lado os pequenos reparos 

Muito se fala sobre mudanças estruturais na casa, mas isso é algo que custa muito dinheiro e nem sempre traz o retorno esperado. Agora, falando em valorização imediata, cuidar dos pequenos reparos é muito importante. Isso faz toda a diferença para aumentar a liquidez do imóvel, fazendo com que ele seja vendido ou alugado mais rápido. 

Quem procura casa para morar está em busca de um imóvel em perfeitas condições para mudar rápido e começar a aproveitar a nova moradia. Então, nada pior do que encontrar problemas no imóvel, como rachaduras, infiltrações, vazamentos, pisos arranhados, janelas enferrujadas e batentes desgastados. 

Por isso, antes de alugar ou vender, faça uma vistoria na casa, verifique os pequenos reparos necessários e deixe tudo em ordem. 

Faça a instalação de armários 

Uma reforma simples, mas que pode valorizar um imóvel e aumentar a sua liquidez, é a instalação de armários. Muitas vezes, contar com armários em cozinhas e quartos, por exemplo, faz toda a diferença para quem deseja alugar ou comprar um imóvel. 

De acordo com um levantamento da startup Quinto Andar, entre os imóveis alugados com maior rapidez na plataforma, 80% deles possuíam armários na cozinha e mais de 60% possuíam armários em quartos e banheiros. 

A dica aqui é apostar em estruturas simples com várias divisões, aproveitando as características de cada cômodo do imóvel. Vale ressaltar que não é preciso gastar muito dinheiro, os armários instalados devem ser baratos e montados para facilitar a organização de novos proprietários ou inquilinos do imóvel. 

Essas são as principais reformas que você pode fazer com o melhor custo-benefício possível. Apostar em ações mais simples, mas que fazem toda a diferença, é a melhor maneira de valorizar e aumentar a liquidez de um imóvel. Então, para ter um retorno garantido e rápido, aposte em reformas com bom custo-benefício.