As atividades da Biblioteca Itinerante, projeto desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), chegaram ao fim na Escola Forno Grande, localizada na zona de amortecimento do Parque Estadual do Forno Grande, no município de Castelo. A ação de encerramento, realizada na última semana e coordenada pela guarda ambiental Glória Maria Ferreira Gomes, trouxe um clima de celebração para os alunos que participaram durante o ano de atividades educativas sobre o meio ambiente.
Desde março, o projeto itinerante utilizou um baú de livros, apelidado de “biblioteca”, para incentivar a leitura e o conhecimento ambiental. “Fazemos apresentações sobre o parque, trabalhamos com a sensibilização, e ali as crianças participam de teatro, leitura de livros e atividades lúdicas com figurinhas e adesivos”, explicou Glória Maria. Para cada três livros lidos, os estudantes ganhavam um adesivo para colar no diário, e, ao completar três adesivos, recebiam figurinhas com ilustrações da fauna e flora do parque, enriquecendo a experiência de aprendizado.
Além das leituras, as crianças participaram de oficinas fomentando a criatividade e o vínculo com a natureza. A finalização do programa na escola foi marcada pela entrega de prêmios, sorteio de livros e brindes especiais, como um cajado feito de madeira proveniente de um incêndio na Mata das Flores. “A ideia é usar o que temos disponível e ser criativos. Com a ajuda da professora, organizamos uma dinâmica de sorteio dos livros no baú, e os alunos com mais títulos sorteados recebiam prêmios”, acrescentou a servidora do Iema.
A iniciativa de levar a Biblioteca Itinerante para outras escolas também está nos planos futuros do Iema, para expandir o impacto ambiental e educativo em escolas da região dos Parques Estaduais.