― Advertisement ―

spot_img

Rede Municipal de Educação de Barra de São Francisco comemora os resultados do IDEBES – ES

A qualidade da educação não é apenas um reflexo do desempenho individual dos estudantes, mas também do compromisso coletivo do município, juntamente com a...

Programa Trilha Cidadã do Iema ganha nova instituição cadastrada

O Programa Trilha Cidadã do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está sempre em busca de novas instituições que atendam ao perfil do público beneficiado. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Sede Anchieta é a mais nova instituição cadastrada e já iniciou suas atividades no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), localizado em Guarapari. Com essa adição, o programa agora conta com 29 instituições cadastradas para atividades no PEPCV.

Neste mês, o CRAS Sede Anchieta levou um grupo de crianças e adolescentes para conhecer as trilhas do parque, conduzidos pela servidora do Iema, Fernanda Severino. A experiência proporcionou conscientização ambiental, fortalecimento de vínculos comunitários e sociais, incentivando a responsabilidade ambiental e a inclusão social por meio da interação com espaços preparados para atender à diversidade de públicos.

A coordenadora do CRAS, Angela Florentino, o responsável pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ruan Ribeiro, e a pedagoga Cristiane Abrantes, avaliaram a visita de forma muito positiva. Eles destacaram que participar do Trilha Cidadã no Parque foi uma iniciativa bem-sucedida, alinhando-se aos objetivos de promover o bem-estar, a educação ambiental e a inclusão social das crianças e adolescentes atendidos, trazendo oportunidades educativas acessíveis e inclusivas.

Novas instituições

O programa Trilha Cidadã do Iema é não só uma forma de acessibilidade e inclusão social, mas também de promover a educação ambiental, especialmente pelos benefícios de ter uma conexão maior com a natureza nas Unidades de Conservação (UCs).

Desta forma, o Iema realiza o mapeamento de instituições com público-alvo para o Trilha Cidadã. “Uma vez identificada a instituição, estabelece-se o contato e é feito o convite para realizar uma visita técnica, além de desenvolver um planejamento personalizado em conjunto com o Parque selecionado. Após essa etapa, a instituição está preparada para receber grupos de maneira segura e inclusiva durante as visitas”, explica a coordenadora do programa, Karla Fafá.

Além disso, as instituições interessadas em participar do Trilha Cidadã e realizar visitas com grupos, podem fazer contato com a Gerência de Educação Ambiental, por meio do e-mail gea@iema.es.gov.br ou pelo telefone: (27) 3636-2584.

 

Dólar: moeda custa R$ 4,99