― Advertisement ―

spot_img

Mutirão de Atendimentos Públicos realiza promoção de cidadania na Escola João Bastos ...

A Prefeitura realizou no último sábado (25) um grande mutirão de atendimentos públicos, envolvendo várias secretarias na Escola Municipal João Bastos, localizada no Bairro...

Programa Trilha Cidadã do Iema ganha nova instituição cadastrada

O Programa Trilha Cidadã do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) está sempre em busca de novas instituições que atendam ao perfil do público beneficiado. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Sede Anchieta é a mais nova instituição cadastrada e já iniciou suas atividades no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), localizado em Guarapari. Com essa adição, o programa agora conta com 29 instituições cadastradas para atividades no PEPCV.

Neste mês, o CRAS Sede Anchieta levou um grupo de crianças e adolescentes para conhecer as trilhas do parque, conduzidos pela servidora do Iema, Fernanda Severino. A experiência proporcionou conscientização ambiental, fortalecimento de vínculos comunitários e sociais, incentivando a responsabilidade ambiental e a inclusão social por meio da interação com espaços preparados para atender à diversidade de públicos.

A coordenadora do CRAS, Angela Florentino, o responsável pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ruan Ribeiro, e a pedagoga Cristiane Abrantes, avaliaram a visita de forma muito positiva. Eles destacaram que participar do Trilha Cidadã no Parque foi uma iniciativa bem-sucedida, alinhando-se aos objetivos de promover o bem-estar, a educação ambiental e a inclusão social das crianças e adolescentes atendidos, trazendo oportunidades educativas acessíveis e inclusivas.

Novas instituições

O programa Trilha Cidadã do Iema é não só uma forma de acessibilidade e inclusão social, mas também de promover a educação ambiental, especialmente pelos benefícios de ter uma conexão maior com a natureza nas Unidades de Conservação (UCs).

Desta forma, o Iema realiza o mapeamento de instituições com público-alvo para o Trilha Cidadã. “Uma vez identificada a instituição, estabelece-se o contato e é feito o convite para realizar uma visita técnica, além de desenvolver um planejamento personalizado em conjunto com o Parque selecionado. Após essa etapa, a instituição está preparada para receber grupos de maneira segura e inclusiva durante as visitas”, explica a coordenadora do programa, Karla Fafá.

Além disso, as instituições interessadas em participar do Trilha Cidadã e realizar visitas com grupos, podem fazer contato com a Gerência de Educação Ambiental, por meio do e-mail gea@iema.es.gov.br ou pelo telefone: (27) 3636-2584.