― Advertisement ―

spot_img

Caminhada no centro de Barra de São Francisco contra exploração sexual infantil

Dentro da programação do Maio Laranja, movimento que visa o combate ao abuso sexual infantil, aconteceu nesta, quarta-feira (15), às 9h, uma caminhada do...

Professores da Rede Municipal de Ensino iniciam curso de formação do Paes

Os professores da Rede Municipal de Ensino iniciaram nessa terça-feira (14) e quarta (15), no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Bastos, a primeira sessão de quatro encontros de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), ofertado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Este primeiro encontro teve como público-alvo os professores do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, no qual, foi ministrado o conteúdo pragmático de Língua Portuguesa sobre o processo de alfabetização e produção textual pela docente, Aline da Silva Lemos Vieira.

A professora palestrante desta terça-feira, Aline Vieira, explicou como o curso de formação é aplicado. “Eu e alguns docentes fomos à Vitória, para a formação do curso presencial lá, e neste momento aqui estamos replicando aos colegas professores tudo que nós aprendemos em relação ao uso do material do Paes. Há muitos professores que estão chegando agora na Rede, então é importante para todos sabermos como manusear, usar, entender a estrutura desse material maravilhoso que podemos aproveitar e desenvolver o trabalho da melhor forma possível”, destacou ela.

A coordenadora municipal do Paes, Ana Lucia Colombeki, reforçou que a formação para os professores de primeiro e segundo ano da Rede de Ensino Municipal é mais uma das ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo. “Nós assinamos esse Pacto desde 2018 e as formações também são compartilhadas. O professor faz uma formação online, disponibilizada pela Sedu, e a outra parte dessa formação é presencial. É o que nós estamos iniciando hoje aqui. Os encontros terão atividades práticas voltadas para alfabetização, então assim, consolidando a importância da criança alfabetizada no de primeiro e segundo ano total da Rede de Ensino. O nosso intuito é melhorar a qualidade do ensino ofertado aos nossos alunos de primeiro e segundo ano”, salientou Colombeki.

Nesta quarta-feira (15), será ministrado o conteúdo pragmático do Paes sobre a disciplina de Matemática pela coordenadora do projeto Educação em Movimento de Semed, Iza Veronica de Souza Vitoriano, aos professores de quarto e quinto ano.