Recebeu alta médica nesta segunda-feira (14) o professor de Matemática Yuri Rosa, vítima de um grave acidente entre a moto que pilotava — uma Honda Bros — e um carro Fiat Toro, na noite do dia 12 de março, na rodovia ES 315, entre Boa Esperança e o distrito de Santa Maria, no interior de São Mateus. O acidente ocorreu quando o professor retornava do trabalho em São Mateus.
Segundo a família, Yuri é resultado de um “milagre”. Ele ficou 33 dias internado, sendo boa parte deles em estado gravíssimo na UTI, com uma séria lesão no cérebro em decorrência de um trauma na cabeça, com a chamada lesão axonal difusa (LAD), que é uma lesão cerebral grave que ocorre quando os axônios do cérebro são danificados. É uma das principais causas de coma e estado vegetativo após um traumatismo craniano severo. O professor ainda sofreu uma fratura no fêmur. A chegada dele em casa, onde seguirá com o tratamento, foi comemorada por amigos e familiares [veja vídeo acima]. Durante todo o período de internação, a família fez questão de divulgar um boletim médico ao final de cada dia, informando sobre o estado de saúde de Yuri.
“Yuri agora irá iniciar reabilitação neurológica e motora a pedido médico com: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neuropsicologia, Neurologia, Terapia Ocupacional e Ortopedia”, diz o último boletim divulgado em casa.
O boletim da PM informou na época, que o motorista da Fiat Toro, que não sofreu lesões, alegou estar seguindo de Santa Maria para Boa Esperança. Em frente à entrada para a localidade de Cinco Voltas, fez uma manobra para retornar a Santa Maria, quando ouviu uma forte colisão na parte lateral do veículo. O motociclista seguia no sentido oposto, de Santa Maria para Boa Esperança.
Segundo a Polícia Militar, ao chegarem ao local, já havia duas equipes do Samu prestando atendimento. O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência informou que a vítima sofreu fratura no membro inferior direito e traumatismo craniano, sendo encaminhada ao Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus.
A Polícia Militar informou que o motorista da Fiat Toro realizou o teste do bafômetro, que deu negativo para ingestão de bebida alcoólica, e, por isso, ele foi liberado.