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Prodest apresenta serviços de Tecnologia da Informação para estudantes de escola estadual de Linhares

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde dessa quarta-feira (13), a visita dos alunos do curso técnico de Informática para Internet, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emir Macedo Gomes, de Linhares.

A primeira atividade foi a exibição do vídeo institucional que mostra a história e os serviços disponibilizados pelo Instituto aos órgãos estaduais. Logo depois, os visitantes conheceram os trabalhos executados pela Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic), apresentados pelo supervisor de Serviços Web do Prodest, João Vitor Cosmo.

Os estudantes conheceram o conceito Devops (atividade que integra áreas de desenvolvimento, suporte de TI, entre outras). E receberam informações sobre o trabalho realizado nas áreas de gerenciamento de banco de dados, gestão de correio eletrônico e de segurança da informação dos sistemas e sites hospedados no Data Center do Estado, que fica na sede da autarquia, em Vitória.

João também citou as tecnologias usadas pela Geptic na prestação de serviços, como o Dynatrace (monitoramento), Visual Studio (desenvolvimento) e Zimbra (administração de contas de correio eletrônico).

Transformação Digital

Outro destaque foi a apresentação da Gerência de Sistemas (Gesit), feita pelo analista de Tecnologia da Informação Vinícius de Freitas Soares. Uma das atividades citadas foi o desenvolvimento do Conecta Cidadão, plataforma que contém informações sobre 614 serviços do Governo do Estado, sendo 319 digitais, 153 parcialmente digitais e 142 presenciais.

Os visitantes também conheceram o funcionamento do Acesso Cidadão, ferramenta login único que permite o uso de vários serviços digitais do Governo. Atualmente, a solução viabiliza o uso de mais de 240 sistemas.

Na apresentação, foram apresentadas várias soluções do Prodest voltadas para a transformação digital, como o Agenda ES, a solução de inscrições para seleção de profissionais em Designação Temporária (DTs), o sistema Seleção Aluno e a ferramenta de Ouvidoria do Governo do Estado.

Além disso, os alunos receberam informações sobre outros serviços desenvolvidos pela Gesit, como o site do Programa Jovens Valores e o sistema E-Docs, responsável pela tramitação de processos e documentos de forma eletrônica nos órgãos do Poder Executivo Estadual.

Soares também detalhou o serviço de inteligência artificial desenvolvido pelo Prodest e que está sendo utilizado para identificação de processos. “Essa solução a partir do resumo do processo informa a que modalidade ele pertence, apresentando mais de 90% de acurácia”, explicou.

Fibra Óptica

Para finalizar a visita, os estudantes foram à a sala de controle do Data Center do Estado, onde foram recebidos pelo gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eduardo Medeiros Gardioli, e pelo analista de TI Roger Trancoso de Jesus.  Eles detalharam o funcionamento da rede de fibra óptica do Governo do Estado, que abrange a Região Metropolitana da Grande Vitória (RGMV) e municípios do interior.

Também foram destacados os serviços de virtualização de servidores, a instalação de equipamentos das redes de fibra óptica do Poder Executivo Estadual e o provimento de acesso à internet para os órgãos estaduais.

Para o professor Pablo Ravani, a visita possibilita que os alunos entendam na prática os conteúdos apresentados em sala de aula, o que favorece a aquisição de conhecimento sobre o segmento de TI.

O aluno Diego Braz Gheeler disse que ficou muito satisfeito com a qualidade das apresentações dos serviços do Prodest. “Com certeza, essa visita contribuirá para que eu seja um profissional de TI melhor”, enfatizou.

As escolas, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.

 

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