A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, tem demonstrado forte compromisso com o incentivo à prática esportiva e ao bem-estar da população. De janeiro a junho de 2025, diversas ações foram realizadas, beneficiando atletas, estudantes, associações esportivas e comunidades urbanas e rurais.
Logo no início do ano, a prefeitura entregou a reforma da quadra de esportes do distrito de Vargem Alegre, promovendo um evento esportivo para marcar a reabertura do espaço. Ainda em janeiro, foi iniciado o projeto “Esportes na Praça”, com atividades gratuitas de futsal, handebol e voleibol para jovens e adultos na quadra central da cidade.
Outro destaque é o projeto “Campeões de Futuro”, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, que atende mais de 500 crianças e adolescentes com aulas de várias modalidades esportivas. A prefeitura também organizou e apoiou a Copa Rural de Futebol de Campo, fortalecendo o esporte nas comunidades do interior.
No campo do esporte educacional, a gestão municipal realizou os Jogos Escolares Municipais e sediou os Jogos Escolares Regionais do Espírito Santo, com participação de nove municípios capixabas. As competições contaram com grande estrutura, segurança e incentivo à integração entre os alunos.
A infraestrutura também recebeu atenção especial. O Ginásio de Esportes Antônio Valle foi reformado para receber as competições estaduais, e novas redes de proteção foram instaladas na quadra da Praça Central Arlindo Pinto da Costa.
Durante o semestre, diversas entregas de tratores cortadores de grama foram feitas para associações esportivas, por meio de emendas parlamentares, melhorando a manutenção dos campos e áreas de lazer. A prefeitura ainda apoiou competições como o Open Beach Tennis, a Copa de Base Rio Doce, a Copinha AIS de Futebol Mirim e o Prime Brazilian Team de Jiu-Jitsu, além de prestar suporte à equipe feminina de handebol na Copa Hand Weekend.
Veja mais imagens dos eventos promovidos pela SEMEL em 2025 (Clique Aqui)
A Prefeitura e a secretaria de Esportes reforça seu compromisso com políticas públicas que promovem o desenvolvimento social e a cidadania por meio do esporte.
JANEIRO
- Reforma e entrega da quadra de esportes do distrito de Vargem Alegre.
- Início do projeto Esportes na Praça (22/01).
- Continuidade do projeto com atividades de voleibol, handebol e futsal.
- Início do projeto Campeões de Futuro (modalidades: futsal, handebol, vôlei, futebol de campo).
- 1º Arbitral da Copa Rural de Futebol de Campo 2025 (28/01).
FEVEREIRO
- Início da Rua de Lazer aos domingos no centro.
- Entrega de 3 tratores cortadores de grama:
- Córrego do Itá (10/02)
- Valão Fundo (12/02)
- Nova Barra/Vaquejada (26/02)
- Entrega de materiais esportivos para clubes e associações (07/02).
- Abertura da Copa Rural 2025 (08/02).
- Vistoria técnica no Estádio Joaquim Alves de Souza (14/02).
- Participação em reunião da SESPORT sobre os Jogos Escolares Regionais (27/02).
MARÇO
- Participação na Copa Rio Doce (SUB11, SUB13, SUB15).
- Participação no Campeonato Regional SUB17 em Mantenópolis.
- Encontro estadual de secretários municipais de esporte em Vitória (12/03).
- Abertura oficial do Projeto Campeões de Futuro 2025 (14/03).
- 1º Arbitral dos Jogos Escolares Municipais 2025 (25/03).
ABRIL
- Entrega de cortadores de grama:
- Comunidade do Fuzil (10/04)
- Comunidade do Bagaço (07/04)
- Abertura dos Jogos Escolares Municipais 2025.
- Finais dos Jogos Escolares Municipais.
MAIO
- Doação de bolas para os clubes da Copa Rural (06/05).
- Apoio total à 4ª edição da Copa Mirim e Infantil de futebol de campo (início 11/05).
- Reforma do Ginásio Antônio Valle para os Jogos Escolares Regionais.
- Abertura dos Jogos Escolares Regionais do Espírito Santo (26/05).
- Finais dos Jogos Escolares Regionais (31/05).
- Finais da Copa Rural de Futebol de Campo (31/05).
JUNHO
- Finais da Copa de Base Rio Doce (15/06) – 2º lugar nas categorias SUB11 e SUB13.
- Participação na Copa AIS de Futebol Master 2025 (SUB13 e SUB15).
- Apoio aos atletas de vôlei nos Jogos Escolares Estaduais em Guarapari (12 a 15/06).
- Visita do governador Renato Casagrande com o projeto Campeões de Futuro.
- Apoio ao Prime Brazilian Team de Jiu-Jitsu (21/06).
- Instalação de rede de proteção na quadra da Praça Central.
- Reunião com Jacqueline Moraes e representantes do esporte feminino.
- Finais da 1ª Copinha AIS de Futebol Mirim (29/06).
- Apoio à equipe HandBarra na Copa Hand Weekend em Guriri (29/06) – 2º lugar.