― PUBLICIDADE ―

Ponto Belo é o primeiro município do Norte do ES a receber o Samuzinho na Escola

  O município de Ponto Belo, no norte do Espírito Santo, foi pioneiro na região ao receber o programa “Samuzinho na Escola”, uma iniciativa do...

Policiais Civis e EDP descobrem furto de energia em propriedade rural em Boa Esperança

Agentes da Polícia Civil e técnicos da EDP flagraram, na última quarta-feira (12), o furto de energia em uma propriedade rural, em Boa Esperança.

No local, foram encontrados dois medidores adulterados e danificados, caracterizando a fraude.

A propriedade pertence a uma mesma família e a energia furtada era usada em secadores de café, bombas de irrigação e, também, para abastecer residências.

A inspeção conjunta contou com a participação de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, junto com Perito do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP.

O medidor de energia é um dispositivo utilizado para registrar a quantidade de energia elétrica consumida por uma residência, estabelecimento comercial ou indústria. Ele contabiliza o consumo de eletricidade em quilowatt-hora (kWh). Este equipamento é fundamental para que as empresas fornecedoras de energia possam calcular e cobrar o consumo de eletricidade dos seus clientes.

Os proprietários do local deverão responder pelo crime de furto de energia, conforme o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”. Além do processo criminal, o proprietário terá que arcar, conforme a Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, além dos custos administrativos.

O furto de energia elétrica traz prejuízos a todos. Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, resultando em prejuízos para a população, que sofre com a falta de fornecimento em suas residências e ruas, danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia.

spot_img
spot_img
spot_img

Dólar cai para R$ 5,63