― Advertisement ―

spot_img

Pedras naturais: das paredes aos móveis, elas são tendência e chamam atenção em grandes obras do Brasil

As pedras naturais estão em alta no mercado de decoração e construção. Seja em grandes obras públicas, residências de luxo, móveis personalizados ou até joias, esses materiais vêm ganhando destaque e transformando ambientes com sua beleza, durabilidade e versatilidade.

“Pedras como mármore, granito e quartzito têm sido amplamente utilizadas em diferentes áreas. Tradicionalmente, esses materiais eram reservados para pisos e revestimentos de paredes, mas atualmente sua aplicação vai muito além. Bancadas de cozinha, mesas, painéis decorativos, banheiras e cubas esculpidas e até mesmo móveis como mesas de centro e aparadores estão sendo confeccionados com essas pedras”, comentou a arquiteta Lais Arêas.

A tendência chegou também ao mundo das joias. Designers estão cada vez mais incorporando materiais como mármore e quartzito em suas criações, resultando em peças únicas e sofisticadas. Esses materiais conferem às joias uma estética diferenciada, combinando a robustez das pedras com a delicadeza e a elegância necessárias para acessórios de luxo.

O arquiteto Rômulo Pegoretti acrescenta ainda que as pedras naturais proporcionam uma recarga energética. “A tendência é usar cada vez mais pedras diferentes, com mais veios, mais exóticas. As pedras naturais são únicas, não existe um padrão, o que confere exclusividade, além da troca de energia”, explicou. 

É também por isso que muitos estão utilizando esses materiais dentro de casa. Uma das maneiras de incorporar as pedras naturais aos ambientes é preparar paredes de destaque, utilizando mármore ou quartzito para dar um ar exclusivo na sala de estar ou no hall de entrada. Outra opção são móveis personalizados, como mesas de centro e bancadas feitas de granito ou mármore, que podem transformar qualquer ambiente. Para banheiros luxuosos, a dica é investir em bancadas e pisos de pedra natural para um toque de sofisticação. O mesmo vale para quem busca cozinhas elegantes e esteticamente agradáveis.

Pedras naturais em grandes obras do Brasil

No Brasil, diversos projetos arquitetônicos têm se destacado pelo uso criativo e inovador das pedras naturais. Algumas das mais impressionantes incluem:

Museu do Amanhã (Rio de Janeiro): este ícone da arquitetura moderna utiliza pedras naturais em suas áreas externas e internas, criando um ambiente que reflete a sustentabilidade e a beleza natural.

Cidade das Artes (Rio de Janeiro): a obra monumental de Christian de Portzamparc faz uso de mármore e granito, harmonizando com a grandiosidade da construção e a natureza ao redor.

Edifício Vitra (São Paulo): projetado por Daniel Libeskind, esse edifício residencial de alto padrão utiliza pedras naturais em suas áreas comuns e privadas, trazendo um ar sofisticado e contemporâneo.

Santuário Nossa Senhora Aparecida do Norte (São Paulo): o lugar, que recebe fiéis do mundo todo, tem pedras naturais no piso central. 

FG One Tower (Santa Catarina): o arranha-céu, localizado em Balneário Camboriú, impressiona pelo projeto e pelo uso de rochas ornamentais.

Todas as novidades em um só lugar

Para quem quer conferir todas as tendências e novidades do setor de pedras naturais, este mês acontece a Cachoeiro Stone Fair, a mais tradicional feira de mármore e granito da América Latina. Em sua 35ª edição, o evento vai reunir, entre os próximos dias 27 e 30, em Cachoeiro de Itapemirim, representantes de toda a cadeira produtiva, da extração ao beneficiamento. 

Prometendo agitar o mercado com diversas novidades em pedras, máquinas e insumos, a feira, que acontece no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, espera receber 18 mil visitantes, incluindo compradores qualificados de mais de 600 cidades brasileiras e 28 países. Este fluxo de pessoas contribui significativamente para o turismo de negócios e impulsiona os setores de alimentação e serviços na região, conhecida mundialmente como a capital do mármore.

Na sua 35ª edição, com o lema “Há 35 anos à frente”, a Cachoeiro Stone Fair é uma das principais vitrines de negócios, recebendo aproximadamente 200 marcas expositoras.

Para Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora da Cachoeiro Stone Fair, a feira “traz inovações a cada edição, proporcionando uma experiência diferenciada, além de programações inéditas e exclusivas aos visitantes,  gerando insights sobre as últimas tendências, avanços tecnológicos e melhores práticas na indústria de pedras naturais”.

Novidades em primeira mão

Entre os destaques deste ano estão os quartzitos, que são os queridinhos do momento, vindo tanto nos tradicionais tons de verde, bege e marrom, quanto nos surpreendentes rosa e azul.

E tem sucesso do passado voltando também. A SuperClassico, por exemplo, anunciou que vai relançar o mármore verde dolomítico Sete Mares, depois de 10 anos de pedreira desativada. Os primeiros blocos, inclusive, já chegaram na semana passada a Cachoeiro de Itapemirim.

Já as chapas do Patagônia Scarlet, da MGA Mármores e Granitos Altoé, extraídas na Bahia, combinam beleza e exclusividade em um só produto. Formadas por cristais rosas, feldspatos e turmalinas negras, tem valores próximos a 400 dólares o metro quadrado (cerca de R$ 2.200) e promete conquistar o mercado de pedras naturais. Translúcido, tem a beleza ressaltada por projetos de iluminação direcional, realçando seus veios, suas cores e desenhos únicos.

Outro destaque da feira será o Mármore Dolomítico Branco Paraná. A rocha metamórfica é composta principalmente por carbonato de cálcio e magnésio, o que confere a essa pedra uma resistência extra em comparação com outros tipos de mármore. Frequentemente utilizado em banheiros, revestimentos de pisos e até mesmo em bancadas de cozinhas e áreas gourmet, essa será a aposta da HLV Stone.

A Calvi Granitos, que participa pela primeira vez da Cachoeiro Stone Fair, também vai apresentar dois lançamentos de pedreiras próprias, o quartzito Bacarat e o mármore dolomítico Calacatta Gray. Além de destacar em seu estande o Branco Pitaya e o Preto Galaxy.

Focada em profissionais do setor, como marmoristas, arquitetos, designers, engenheiros, empresários, gestores, distribuidores e compradores, a feira já abriu o credenciamento, que pode ser feito exclusivamente online através do site www.cachoeirostonefair.com.br.

A organização do evento fica por conta da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, com apoio do Sindirochas, Cetemag e Centrorochas.

 

Sobre a Cachoeiro Stone Fair

Dados da Cachoeiro Stone Fair 2024

Visitantes: espera-se um público de 18 mil pessoas

Marcas expositoras: cerca de 200, de toda a cadeia produtiva

Área expositiva: 30 mil m²

Presença internacional: 28 países

Estados representados: 26 estados brasileiros e o Distrito Federal

 

Informações do evento

Data: de 27 a 30 de agosto, das 14h às 20h (terça a sexta-feira). Acesso até as 19h

Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim

Público-alvo: profissionais do setor, como marmoristas, arquitetos, designers, engenheiros, empresários, gestores, distribuidores, compradores, entre outros

Inscrições: cadastramento já pode ser feito em www.cachoeirostonefair.com.br

Realização: a Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, com promoção do Sindirochas, Cetemag e Centrorochas.

spot_img

Cruzeiro contrata Gabigol