A equipe do Parque Estadual Mata das Flores (PEMF), localizado em Castelo, realizou na última quinta-feira (14), uma ação de coleta de lixo ao longo da estrada que atravessa a Unidade de Conservação. A atividade teve como objetivo promover a limpeza da área e chamar atenção para os impactos ambientais causados pelo descarte irregular de resíduos.
O gestor do Parque, Anderson Kruger, relatou que durante a ação, foram encontrados diversos tipos de lixo, incluindo materiais domésticos, resíduos de construção e até animais domésticos em decomposição. “Este trecho da estrada tem se tornado um ponto recorrente de descarte inadequado, o que representa uma ameaça à fauna e à flora da região. A presença de materiais como plásticos e entulho no local pode contaminar o solo e comprometer o equilíbrio ecológico do parque”, disse Kruger.
Anderson reforçou ainda que, por meio de ações como essa, é possível envolver a comunidade no cuidado e preservação do parque, contribuindo para a conservação da biodiversidade local.
O diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Mário Louzada, relembrou a importância da educação ambiental como uma ferramenta na conscientização contra o descarte indevido de resíduos. “Por meio de iniciativas educativas, o Iema tem o objetivo de informar e conscientizar a população local e os visitantes sobre a necessidade de preservar a área, destacando as consequências ambientais do acúmulo de lixo”, explicou o diretor.