Mais de 200 veículos foram abordados e inspecionados em Nova Rosa da Penha, nesta segunda-feira (11), na Operação Pacto Pela Ordem, criado pelo prefeito Euclério Sampaio (MDB) para prevenir a criminalidade e manter em queda os índices de violência.
O número de homicídios em Cariacica apresenta queda de 18% em relação a 2024.
A operação é feita pela Guarda Municipal de Cariacica, em parceria com os Agentes de Trânsito, com a Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Penal, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A ação teve como principal objetivo coibir infrações de trânsito e fiscalizar motocicletas com escapamentos abertos. Euclério acredita que é no combate a pequenas infrações legais que se previne as maiores, “pelo ambiente criado”.
“Atualmente, muitos têm utilizado a motocicleta de forma irregular e criminosa, tampando os caracteres da placa para afrontar as forças de segurança. A operação tem como objetivo fiscalizar e coibir esse tipo de conduta”, ressaltou o secretário municipal de Segurança Pública, Cláudio Victor.

SALDO
Ao todo, 235 veículos foram abordados, resultando na remoção de 12 motos que apresentavam irregularidades e foram encaminhadas ao pátio municipal. Durante a fiscalização, foram lavrados 87 autos de infração, incluindo motocicletas com escapamento que provoca barulho.
“Essas operações representam a presença efetiva do poder público nas ruas e reforçam nosso compromisso em promover um ambiente mais seguro para todos”, afirmou o subsecretário de Segurança Pública e comandante da Guarda Municipal, Rony Morozesk.
Durante a ação, os agentes de trânsito atuaram na verificação de documentação, condições dos veículos e eventuais irregularidades, enquanto os guardas municipais garantiram a segurança da operação.
O inspetor Meireles, agente de trânsito, explica que a operação não visa penalizar os infratores, mas também conscientizar sobre as leis de trânsito.
“O nosso intuito com essa operação não é apenas penalizar o condutor do veículo, mas sim orientar, conscientizar e educar o motorista”, destacou.
PACTO
A subsecretaria de Segurança Pública de Cariacica, por meio da Gerência de Gestão e Integração, criou o programa integrado denominado “Pacto pela Ordem”.
O projeto surgiu em reuniões de planejamento com as inspetorias da Guarda Municipal de Cariacica e agentes de trânsito, devido à crescente demanda de crimes, afrontas ao poder público, infrações e perturbação do sossego por condutores utilizando motocicletas.
“É uma operação integrada que conta com a participação de diversas forças de segurança e tem o intuito de dar uma resposta à sociedade com relação à indivíduos que têm utilizado motocicletas com descarga aberta, realizando manobras perigosas e crimes”, falou o gerente de Trânsito, inspetor Reis.











