Uma oficina gratuita de Contação de Histórias Afro-Brasileiras será oferecida pelos contadores de histórias Claudia Viúva Negra e Fábio Pererê, no próximo sábado (22), das 8h às 12h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. No dia 29, também das 8h às 12h, haverá uma segunda turma da formação.
O encontro é voltado para professores, contadores de história, bibliotecários, estudantes e público em geral. “A oficina de contação de histórias afro-brasileiras é um momento interativo e educativo, no qual os participantes têm a oportunidade de conhecer e valorizar a rica herança cultural afro-brasileira por meio da narração de histórias”, afirma Fábio Pererê.
Segundo ele, a atividade tem como proposta resgatar, educar, fortalecer a identidade e divulgar a Cultura Afro-Brasileira. “Enfatizar a contribuição das culturas afro-brasileiras para a história e a formação do Brasil, muitas vezes negligenciadas em narrativas tradicionais. Muitas histórias abordam temas de superação, resistência ao racismo e fortalecimento da identidade cultural”, explica.
O contador afirma ainda que as histórias têm vários diferenciais que as tornam únicas, como a incorporação de músicas e danças afro-brasileiras, o respeito à diversidade e a importância da inclusão social.
SERVIÇO
Oficina de Contação de Histórias Afro-Brasileiras
Turmas nos dias 22 e 29/06, das 8h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual
Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Vitória – ES