spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Homem morre em acidente entre duas motos em cidade do Norte do ES

Um homem de 69 anos, identificado como Telmo Assis Cazelli, morreu após se envolver em um acidente entre duas motocicletas na tarde de terça-feira...

Nova Venécia adere a campanha “Não é Não” e reforça segurança das mulheres no Carnaval

A informação é de Redação RNES, da Rede Notícia

A Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) lançou a campanha “Não é Não Todos os Dias, Em Todos os Lugares” no Carnaval 2025. Durante o período da folia, serão realizadas diversas ações para conscientizar e combater o assédio e a violência de gênero.

A campanha teve início na última sexta-feira (21) e já conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Venécia, e do Núcleo Margaridas da região Noroeste. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, ganha ainda mais relevância diante dos dados alarmantes: 45% da população feminina já teve o corpo tocado sem consentimento em lugares públicos, segundo levantamento do Ministério das Mulheres.

A campanha ganha força durante o carnaval, período em que muitas mulheres são vítimas de violência, abuso e importunação sexual, seja nas ruas ou em ambientes fechados. A campanha “Não é Não” surge como um grito de basta a essas práticas, reforçando a importância do respeito e da segurança para que todos possam curtir a folia com liberdade e tranquilidade.

A campanha também estaì alinhada aÌ Lei 14.786, que protege as mulheres contra constrangimentos e violência em locais com comercialização de bebidas alcoólicas como bares, casas noturnas, restaurantes e shows. A iniciativa é um chamado para que as mulheres não se calem e denunciem qualquer tipo de assédio, reforçando que “assédio é crime”.

Canais de denúncia e apoio

Para garantir a efetividade da campanha, foram disponibilizados canais de denúncia e apoio às vítimas:

– Disque-Denúncia: 181
– Policia Militar: 190
– Central de Atendimento à Mulher: 180
– Centro Margarida – Noroeste: (27) 99284-8425

Importunação é crime

Desde 2018, a importunação sexual é considerada um crime especifico, com pena de um a cinco anos de reclusão, podendo ser agravada caso o ato configure crime mais grave. A campanha “Não é Não” reforça a importância de denunciar e combater essas práticas, garantindo que o carnaval seja um momento de alegria e segurança para todos.

 

spot_img
spot_img
spot_img