― Advertisement ―

spot_img

Bolsa Família: pagamentos continuam nesta quarta-feira (22)

Nesta quarta-feira, 22 de maio, a CAIXA realiza o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários com o Número de Identificação Social - NIS,...

Museu Capixaba do Negro recebe a 1ª Festa da Literatura Periférica do Espírito Santo

Nesta sexta-feira (10) e sábado (11), será realizada a 1ª Festa da Literatura Periférica do Espírito Santo (Flipes), no Museu Capixaba do Negro, em Vitória, com entrada gratuita. O objetivo do evento é exaltar o protagonismo das periferias e ecoar vozes que, durante muito tempo, foram silenciadas. Serão dois dias repletos de atrações culturais diversas, mesas temáticas, feira de livros, feijoada literária, entre outras atividades.

A Flipes é uma festa que celebra a diversidade cultural das periferias, reunindo as mais diversas expressões artísticas, como literatura, música e dança. Além de escritores locais, participam da programação autores de outros estados do Brasil, como Bahia, São Paulo e Amazonas.

No segundo dia do evento, também haverá homenagem ao poeta Waldo Motta, apontado como uma das mais representativas vozes da poesia brasileira no final do século XX e início do século XXI, cuja obra é bastante conhecida pela intertextualidade que conecta o erotismo à religião, além de tratar explicitamente de temas esotéricos como a cabala, a numerologia, como também cosmovisões indígenas e afro-religiosas.

Entre os destaques da programação artístico-cultural da Flipes, estão: banda de congo Céu do Congo, bloco afro Coisas de Negres, DJ Negana, Zé Moreira, Emmanuel 7Linhas e DaSilva.

Realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Secretaria da Cultura (Secult), a Flipes nasceu da necessidade de se promover e valorizar a cultura artística que emerge das periferias das grandes cidades e comunidades marginalizadas do Brasil. Desse modo, a iniciativa busca meios estratégicos para dar visibilidade às produções artístico-culturais das periferias, tornando-as acessíveis aos mais diversos públicos.

Serviço:

1ª Festa da Literatura Periférica do Espírito Santo (Flipes)

Quando: 10/05 (sexta-feira) e 11/05 (sábado)

Horário: a partir das 19h (sexta-feira) e a partir das 9h30 (sábado)

Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane), Av. República, 121, Centro de Vitória

Classificação livre

Entrada gratuita

Contato: flipes.2023@gmail.com 

Mais informações no perfil da Flipes no Instagram