Oficiais Enfermeiros da Polícia Militar participaram do 3º Fórum de História da Enfermagem, realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (19), no Centro de Ciências da Saúde, em Vitória.
O evento é uma promoção da disciplina de História da Enfermagem e Identidade Profissional e o Centro de Memória do Curso de Enfermagem da Ufes.
“Enfermagem Militar Capixaba” foi o tema abordado no evento, tendo como palestrantes a tenente-coronel Valéria da Silva Schmidt do Amaral Reis, primeira enfermeira tenente-coronel da PMES; a major RR Marisa Fornazier Volpini Thomé, primeira colocada no concurso de 1993 e primeira enfermeira major da PMES e o 1º tenente Guilherme Matheus Carvalho dos Santos, primeiro colocado no concurso de 2022 para o cargo de enfermeiro. Também teve a presença da enfermeira Rosângela Zoppé Brandão de Freitas, ela que é uma das pioneiras civis no Hospital da Polícia Militar.
Os profissionais contribuíram com suas experiências de vida, falaram de suas formações e desafios diante da atuação da enfermagem. Apontaram o legado deixado por meio de muitas lutas e conquistas.
“Precisamos divulgar os caminhos que a enfermagem pode trilhar”, salientou a major RR Marisa.
A tenente-coronel Schimidt compartilhou como foi sua escolha pela profissão. “Eu queria cuidar de pessoas e a enfermagem me escolheu”, pontuou.
“Conhecer a história, suas origens, erros e acertos, tudo isso é subsídio para o futuro do profissional. Oportunidade de construir um futuro melhor e com avanços”, evidenciou o 1º tenente Guilherme.
Todos parabenizaram a promoção do evento, tendo em vista que dificilmente se ouve falar, nas formações, sobre essa possibilidade de atuação profissional. “Não se fala na enfermagem sobre o campo militar. Falam de outros setores, mas esquecem dessa área de atuação”, salientou o 1º tenente Guilherme.