― Advertisement ―

spot_img

Mutirão de Atendimentos Públicos realiza promoção de cidadania na Escola João Bastos ...

A Prefeitura realizou no último sábado (25) um grande mutirão de atendimentos públicos, envolvendo várias secretarias na Escola Municipal João Bastos, localizada no Bairro...

Mesa-redonda apresenta visões de cinco leitores sobre o mais recente livro de Reinaldo Santos Neves

Reinaldo Santos Neves no lançamento de “Morte em V.”, em dezembro de 2023 (Foto: Divulgação)

Um novo livro de Reinaldo Santos Neves é sempre um acontecimento literário, a exemplo do romance “Morte em V.”, lançado em dezembro de 2023. A fim de jogar luz sobre a obra recém-lançada, Inês Santos Neves (filha do escritor) promove a mesa-redonda “Morte em V – Notas de Leitura”, neste sábado (02), a partir das 9h30, na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em Vitória.

Na ocasião, estarão reunidos, além da organizadora, os escritores Eduardo Madeira, Getúlio Neves, Rita Maia e Lúcia Kopernick. “A ideia é uma conversa animada entre leitores assíduos do autor e amantes da literatura em geral”, afirma Inês Santos Neves.

Segundo ela, um escritor tem o hábito de mergulhar em outro projeto logo que acaba um, dessa maneira abandona o livro recém-lançado ao enveredar por outro, mas as obras precisam ser saboreadas, sorvidas. “É preciso ouvi-los através de seus leitores, sem pressa e com cuidado. Essa é a proposta: reverberar”, observa. 

Trajetória

Em “Morte em V.” – cuja narrativa gira em torno da vida e das opiniões de um certo escritor –, Reinaldo Santos Neves aborda, além dos amores e desamores literários, seus precursores e suas musas. “Não basta ler um livro, ele precisa se transformar em outras palavras e pensamentos, circular por diferentes percepções e leituras. Assim ele se realiza e vai permanecendo. Principalmente quando se trata do novo romance de Reinaldo Santos Neves”, afirma a organizadora do encontro.

Para Inês Santos Neves, o livro é crucial para o conjunto da obra de Reinaldo Santos Neves, porque desnuda o personagem-autor e oferece fartamente suas peculiares críticas e autocríticas literárias, revisitando sua própria trajetória como autor.

Além disso, a história, ela acredita, explora a formação do escritor por meio de textos que compõem o dossiê literário do autor, o caminho das pedras, a trilha que leva o menino ao homem que escreve, o desejo inevitável e incansável de se tornar escritor. “A labuta desde sempre no artesanato do que hoje é sua marca indiscutível: a linguagem”, completa Inês Santos Neves.

Serviço:
Mesa-redonda “Morte em V – Notas de Leitura”
Quando: 02/03 (sábado)
Horário: às 9h30
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória
Informações sobre o evento: (27) 3137-9351