― Advertisement ―

spot_img

Rede Municipal de Educação de Barra de São Francisco comemora os resultados do IDEBES – ES

A qualidade da educação não é apenas um reflexo do desempenho individual dos estudantes, mas também do compromisso coletivo do município, juntamente com a...

Laços interpessoais entre China e França inauguram nova era em 60 anos de laços diplomáticos

Foto: Kevin Frayer/Getty Images
Foto: Kevin Frayer/Getty Images

 O presidente chinês Xi Jinping trocou congratulações com seu homólogo francês, Emmanuel Macron, no sábado, pelo 60º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.

Atribuindo grande importância ao desenvolvimento dos laços bilaterais, Xi disse que está pronto para trabalhar com Macron para aproveitar o 60º aniversário dos laços diplomáticos como uma oportunidade para estabelecer um novo futuro e tornar a parceria estratégica abrangente China-França mais sólida e dinâmica, contribuindo ainda mais para melhorar o bem-estar dos dois povos e da humanidade.

Laços profundos forjados entre os dois povos 

Ao longo das décadas, o povo da China e da França forjou laços profundos em seus intercâmbios amigáveis e exploração cultural compartilhada.

Neste inverno, no distinto Harbin Ice and Snow World, uma paisagem inspirada no Ano China-França da Cultura e Turismo é uma prova vívida dessas trocas. Incorpora dois locais de patrimônio cultural mundialmente famosos, a Catedral de Notre-Dame em Paris e o Templo do Céu em Beijing. As duas esculturas de gelo, que representam China e França, estão conectadas por uma ponte simbolizando amizade.

As esculturas foram reveladas pela Ministra do Turismo da França, Olivia Grégoire, quando declarou oficialmente o início do Ano China-França da Cultura e Turismo de 2024 no Harbin Ice and Snow World em 5 de janeiro.

Ecoando a mensagem de congratulações de Xi, Macron disse em sua mensagem no sábado que espera trabalhar com o presidente chinês para promover intercâmbios bilaterais econômicos, culturais e juvenis. Macron também afirmou que espera aprofundar continuamente a parceria estratégica abrangente França-China com Xi, para que ambos os lados possam infundir vitalidade renovada nas relações bilaterais pelos próximos 60 anos.

Fomento de laços interpessoais mais estreitos 

Em um discurso em vídeo em uma recepção em Beijing para comemorar o 60º aniversário dos laços diplomáticos entre a China e a França, Xi pediu que os dois lados expandissem os intercâmbios culturais e interpessoais e fomentassem laços interpessoais mais estreitos, aproveitando o Ano da Cultura e do Turismo China-França e os Jogos Olímpicos de Paris como oportunidades.

Em novembro de 2023, a 6ª reunião do mecanismo de diálogo de alto nível China-França sobre intercâmbios interpessoais foi realizada em Beijing, quando os ministros das Relações Exteriores dos dois países testemunharam a assinatura de documentos de cooperação em áreas como educação e pesquisa científica, turismo cultural e saúde, com a divulgação de uma lista de atividades de intercâmbio cultural de alta qualidade entre os dois países em 2024.

Nos Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024, o Comitê Olímpico Chinês criará uma “Casa da China” durante o evento para sediar exibições de conquistas esportivas, exibições da cultura esportiva chinesa e promover interações entre atletas dos círculos esportivos chineses e franceses, entre outras atividades para dar mais emoção aos Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024, disse o embaixador chinês na França, Lu Shaye, ao China Media Group na sexta-feira.

Lu também sublinhou que os intercâmbios interpessoais entre a China e a França se aqueceram na era pós-pandemia. “Quase 46.000 chineses estão estudando na França e cerca de 1.000 escolas primárias e secundárias na França abriram cursos de língua chinesa, com mais de 100.000 alunos aprendendo chinês”.

Enquanto isso, a China implementou uma política de entrada sem visto de 15 dias para portadores de passaportes comuns de seis países, incluindo a França, facilitando ainda mais os intercâmbios interpessoais

“Se a relação entre a China e a França é uma árvore majestosa, a amizade entre os dois povos é o solo firme e sólido”, disse Lu.

FONTE CGTN

Foto: Kevin Frayer/Getty Images