― Advertisement ―

spot_img

Jogo Caça Dengue e software Padtech são apresentados na 1ª Semana de Informática em Saúde

O jogo educativo Caça Dengue e o software de triagem de lesões de pele Padtech foram destaques na 1ª Semana de Informática em Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, realizada pelo Laboratório de Informática em Saúde (Life), entre segunda-feira (11) e  quinta-feira (14).

Quem passou pelo evento nos dias 12 e 13 pôde conhecer o Caça Dengue, que permite uma vivência completa sobre o mosquito de forma lúdica, educativa e preventiva, apresentando os conceitos básicos da doença, os sintomas e a importância de eliminar os focos. Desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), por meio do Projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde (ProticSUS), o jogo está disponível pelo link  https://jogoseducativos.saude.es.gov.br/#/ e na loja de aplicativos do sistema operacional Android. 

“A participação do ICEPi na 1ª Semana de Informática em Saúde foi de grande relevância, pois nos permitiu vivenciar e compartilhar experiências exitosas e inovadoras. O Caça Dengue, por exemplo, traz uma experiência lúdica e pedagógica, contribuindo para a conscientização e o combate à Dengue”, afirmou a coordenadora de Sistemas de Gestão e Tecnologia Educacional do ProticSUS, Thaís Malbar.

O Padtech foi apresentado nos mesmos dias, possibilitando aos participantes conhecer o software, que utiliza técnicas de processamento de imagens para auxiliar na triagem de lesões de pele. O software é capaz de identificar lesões suspeitas e classificá-las de acordo com o risco, visando auxiliar profissionais da saúde na identificação precoce de lesões de pele malignas, aumentando a eficácia do diagnóstico e tratamento. O Padtech é desenvolvido pela Ufes e recebe fomento do ICEPi desde 2022.

André Pacheco é coordenador do Life, laboratório no qual o Padtech faz parte, e destacou que a participação em eventos como este é uma oportunidade para mostrar para a sociedade o trabalho que o projeto, o Laboratório e a Universidade desenvolvem. “Além disso, é uma forma de despertar o interesse de alunos dos ensinos Fundamental e Médio para se engajarem na ciência e na inovação no futuro”, salientou.

O objetivo do evento foi promover a integração entre a comunidade acadêmica, profissionais e sociedade, por meio de palestras, apresentações de projetos, minicursos e oficinas. As atividades aconteceram durante a programação da Semana do Conhecimento da Ufes.

 

spot_img