― Advertisement ―

spot_img

Sete de setembro não foi independência para indígenas, diz professora

Sete de setembro de 1822 marca a Independência formal do Brasil diante de Portugal, data em que o povo brasileiro passou a se...

Inovação: Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ inaugura sistema de gestão de acesso inédito

Identificação facial, catraca eletrônica na garagem, acesso restrito com identificação via digital, etiquetas coloridas identificando acompanhantes e visitantes de acordo com o setor ao qual está liberado o acesso fazem parte do novo sistema de gestão de acesso implementado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’, em Vitória. O modelo, inédito, entrou em vigor no início de junho e pretende aumentar a segurança de pacientes, acompanhantes e colaboradores, evitando, por exemplo, a entrada de pessoas não autorizadas.

Além disso, o hospital conta também com um moderno sistema de videomonitoramento. Na área externa, as câmeras são dotadas da tecnologia Speed Domini, que faz rondas a partir de um sensor de movimento, permite gravação de voz e um potente sistema de aumento, o que minimiza a incidência de furtos e possibilita a checagem das imagens tanto em tempo real quanto depois de gravadas.

A engenheira e gestora da manutenção do hospital, Ana Paula Borges Lima, explicou que as mudanças na gestão de acesso fazem parte das ações complementares que unem tecnologia ao treinamento dos funcionários da segurança, minimizando as falhas e possibilitando mais conforto e segurança.

“A identificação facial na entrada de funcionários é um dispositivo de grande impacto na segurança. Funciona de forma autônoma, diminui as chances de erro humano e permite o acesso apenas aos funcionários cadastrados. Infelizmente, sabemos que a violência é um problema nacional e o nosso hospital lida com um público-alvo vulnerável, muitas vítimas de violência em decorrência do tráfico, por exemplo”, explicou a gestora Ana Paula Borges Lima. 

Já a diretora-geral do Hospital ‘São Lucas’, Cynthia Milanez, comemorou a novidade e reforçou o ineditismo da iniciativa em um hospital público, que atende 100% dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos localizados em uma área central da cidade de Vitória e de fácil acesso, por isso é importante reforçar a segurança para garantir a tranquilidade dos nossos funcionários e pacientes. O nosso objetivo é fornecer o que há de melhor para a população capixaba em termos de saúde, e isso não pode existir sem segurança”, pontuou a diretora.