― Advertisement ―

spot_img

Incaper disponibiliza segundo episódio da série ‘Aprenda a Cultivar Gengibre’ no YouTube

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) disponibilizou a segunda parte da coleção de vídeos tutoriais com a temática da cultura e o manejo do gengibre. O episódio da série “Aprenda a Cultivar Gengibre” já está disponível no canal do Incaper no YouTube.

O foco da abordagem está nos processos de preparação de distribuição de adubo (composto), amontoa – que consiste em colocar terra nos pés das plantas, visando a revestir rizomas que aparecem na superfície – além da identificação de pragas e doenças.

O conteúdo é apresentado pelo extensionista do Incaper em Santa Maria de Jetibá, Galderes Magalhães. Entre as instruções estão os cuidados com insetos, fungos e bactérias, ocasionando danos na plantação, como a fusariose, por exemplo, causada por fungo, e que acarreta o apodrecimento do rizoma, inviabilizando o crescimento da planta e dos rizomas que podem brotar.

A série “Aprenda a Cultivar Gengibre” foi gravada em três etapas, em diferentes meses, no município de Santa Maria de Jetibá, no segundo semestre de 2023. Os temas foram definidos em “O Plantio” (primeiro disponibilizado no canal), “O Manejo e Colheita” — o próximo a ser publicado.

O canal do Incaper no YouTube conta com um grande acervo com conteúdos, como lives temáticas e debates sobre conteúdos de caráter tutorial, buscando difundir conhecimento de seus servidores, pesquisadores e extensionistas para o grande público, principalmente agricultores familiares. Se inscreva no canal, é gratuito.