spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal

Pedro Rafael Vilela O primeiro dia útil após o Natal é tradicionalmente conhecido como o “dia das trocas”, mas nem sempre os consumidores sabem quais...

Homem é assassinado em Nova Venécia; seis homicídios em plena segunda-feira no ES

Não é normal um número tão alto de homicídios em dia útil, mas a segunda-feira (8) foi um ponto fora da curva no Espírito Santo: seis homicídios em quatro das cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) do Programa Estado Presente. Apenas o Sul do Estado não teve ocorrência.

O Noroeste “contribuiu” para as estatítiscas, que mostram setembro já com 17 homicídios, depois de um início de mês tranquilo. O crime ocorreu em Nova Venécia, na noite desta seguinda-feira(8), quando a Polícia Militar foi chamada para verificar uma pessoa baleada.

O homem, cuja identidade ainda é desconhecida, foi encontrado sangrado às margens da rodovia, na comunidade de Santo Antônio do Quinze, no sentido Assentamento Celestina, mas já não apresentava sinais de vida. Com ferimento na cabeça, ao lado do corpo foram localizadas cápsulas deflagradas calibre .380. A perícia foi acionada e recolheu o corpo.

Os outros cinco homicídios foram na zona rural de Iúna, na Região Serrana; três em Cariacica, sendo um na Sede e um duplo assassinato em Vila Oásis, região da Grande Porto Santana – Raoni Amorim Quirino da Silva, de 19 anos, foragido do sistema prisional, foi morto ao lado da mulher, Rafaela Mendes Paixão, de 27, numa moto. Ele teria sido alvo de traficantes do Morro do Quiabo; e outro na zona rural de Rio Bananal.

CACHOEIRO

Algumas cidades do Estado se destacam na redução de homicídios. Cachoeiro de Itapemirim, com 200 mil  habitantes, está há 82 dias sem crime doloso e neste ano teve apenas nove crimes dolosos, redução de 47% em relação aos 17 de 2024 no mesmo período de 251 dias. A cidade aponta para índice altamente civilizado: neste momento, é de 6,5 homicídios por grupo de 100 mil habitantes/ano.

Mais duas cidades do Sul do Estado também se destacam: Dores do Rio Preto, com 6.885 habitnates, há 1.212 dias sem homicídios, e Iconha, com 12.793 habitantes e cortada pela BR 101, está há 997 dias sem crimes dolosos. No Noroeste, o destaque é Vila Pavão, 9.298 habitantes e 672 dias sem crime.

No Espírito Santo, apesar desses picos sazonais, o ano apresenta redução de 12,1% no número de homicídio s- 532 em 2025 comparados com 605 no mesmo período em 2024. Veja o quadro com os números:

 

spot_img
spot_img
spot_img