― Advertisement ―

spot_img

Grupos Financeiros Setoriais participam de reunião sobre gestão financeira do Estado

Chefes de Grupos Financeiros Setoriais (GFS) das Secretarias e órgãos do Governo do Espírito Santo participaram nessa quinta-feira (06) de uma reunião realizada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), na qual foram abordados aspectos relacionados à gestão financeira do Estado.

O encontro, organizado pela Subsecretaria do Tesouro Estadual, por meio da Gerência Geral de Finanças do Estado (Gefin), teve como público-alvo os servidores que atuam em setores financeiros. A reunião contou com a participação de outras áreas do Tesouro Estadual e também do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).

O objetivo foi passar orientações e informações para melhorar a gestão da conta única do Estado, de forma a reduzir desconciliações de saldos ou inconsistências. Além disso, o momento também serviu para alinhar as condutas relacionadas à recente mudança em procedimentos, devido à descentralização da execução dos pagamentos.

O gerente da Gefin, o consultor do Tesouro Estadual Marcus Monte Mor Rangel, explica que a gestão da conta única é uma atribuição do Tesouro Estadual, mas que depende da colaboração dos órgãos, uma vez que a maioria das movimentações do Estado, sejam pagamentos ou ingressos de receitas, ocorrem por meio dela. 

O subsecretário e consultor do Tesouro Estadual, Daniel Corrêa, destacou a importância de encontros como esse para estreitar e reforçar a relação da Sefaz, como órgão central responsável pelas orientações relativas à administração financeira e contábil do Estado, com os demais órgãos e Secretarias estaduais.

“Realizar esse alinhamento e o intercâmbio de informações sobre a gestão financeira do Estado é fundamental para assegurar a padronização de procedimentos, garantindo uma administração mais eficiente dos recursos públicos”, observou Daniel Corrêa.