O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), realizou, nesta terça-feira (10), a cerimônia de premiação do Inoves 2024, com o anúncio dos vencedores do ciclo. A lista com os nomes dos projetos premiados já está disponível no site www.inoves.es.gov.br/resultados_inoves_2024.
Neste ano, o Prêmio Inoves recebeu 280 inscrições de projetos, sendo 167 do Poder Executivo Estadual, 106 do Executivo Municipal e sete de outros Entes Públicos. Eles concorreram nas três categorias do programa – Ideia, Projeto em Desenvolvimento e Projeto de Resultados.
Ao todo, 30 projetos foram para a final e 13 saíram vencedores. As equipes do Executivo Estadual e do Municipal foram premiadas com recurso de R$ 30 mil, disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), que será investido no processo de aceleração dos projetos, programado para 2025. Além disso, elas receberam certificado e selo do programa, também concedidos às equipes vencedoras de outros Entes Públicos.
“O Prêmio Inoves chega à sua 16ª edição, se consolidando como uma importante iniciativa que reconhece e valoriza projetos do serviço público capixaba pautados pelo empreendedorismo e pela inovação. Tivemos uma participação bem expressiva neste ciclo, o que demonstra o engajamento dos servidores na busca pela melhoria dos serviços ofertados aos cidadãos. Meus parabéns a todos que fizeram parte dessa jornada. A dedicação e o trabalho de vocês contribuem para tornar a gestão pública capixaba cada vez mais inovadora e eficiente”, declarou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.
O subsecretário de Estado de Inovação na Gestão, Davi Salgueiro, discursou sobre as temáticas abordadas pelos projetos inscritos no ciclo 2024, com ênfase para a transformação digital. “O Inoves é um instrumento fundamental para o fomento da inovação no Espírito Santo. Nesta edição, o destaque é o número significativo de projetos voltados à transformação digital, evidenciando o papel estratégico da tecnologia na modernização dos serviços públicos, resultado do esforço dos servidores que buscam constantemente soluções para melhorar a vida do cidadão”, afirmou.
“O Inoves 2024 mobilizou 1.117 pessoas servidoras estaduais e municipais dos três Poderes, o que evidencia a força dessa grande comunidade de pessoas inovadoras. Ver essa rede em crescimento reforça o compromisso com os capixabas e com o servir ao público”, afirmou a gerente de Inovação na Gestão, Nara Caliman.
Avaliação
Os projetos inscritos no Prêmio Inoves 2024 passaram pelas seguintes etapas de avaliação: adequação aos pré-requisitos estabelecidos em regulamento; análise dos planos de projeto ou de ideia por uma equipe de avaliadores, considerando critérios, como inovação, relevância social, efetividade dos resultados e participação dos beneficiários; e apresentação (defesa oral) de forma on-line.
A equipe de avaliadores foi composta por 112 integrantes com experiência comprovada em inovação e/ou gestão pública, selecionados por meio de um Edital de chamamento público. Eles dedicaram mais de 985 horas de trabalho voluntário para a avaliação dos projetos.
Voto Popular
Neste ano, seis projetos finalistas da categoria Projeto de Resultados do Poder Executivo Estadual participaram do Voto Popular. Juntos, eles receberam 7.745 votos, no período de 04 a 25 de novembro de 2024. Para conferir quais foram os projetos concorrentes dessa categoria e o vencedor, basta acessar www.inoves.es.gov.br/resultados_inoves_2024.