― Advertisement ―

spot_img

Governo do Estado inaugura incubadora Gênesis para Impulsionar o empreendedorismo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), inaugurou no último dia 15 de maio, a incubadora Gênesis no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Giuseppe Altoé, que fica no município de Vargem Alta. A nova iniciativa visa fomentar o empreendedorismo e apoiar o desenvolvimento de empresas inovadoras desde a concepção até a maturidade.

Desenvolvida desde março deste ano, a incubadora Gênesis simboliza o início de uma jornada para muitos empreendedores. Seu nome, inspirado pelo conceito de “começo”, reflete a missão de apoiar o nascimento e o crescimento de novos negócios. A Gênesis oferece uma gama abrangente de serviços, incluindo consultorias administrativas, financeiras e jurídicas, além de suporte técnico na implementação e transferência de tecnologias.

Entre os projetos em andamento, destaca-se a parceria com o Instituto Marcos Daniel para a conservação da espécie “saída-apunhalada”, uma ave ameaçada de extinção. Neste projeto, a Gênesis está desenvolvendo um algoritmo de redes neurais para ser usado em dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Esses dispositivos serão capazes de detectar a presença da ave na mata e enviar dados em tempo real para uma central de informações

Outro projeto em destaque é a colaboração com a CPID – Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, para analisar a viabilidade do biogás como fonte de energia, uma iniciativa que está sendo fomentada dentro da incubadora.

“Estamos empolgados com a inauguração da incubadora Gênesis, um marco importante para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação em Vargem Alta. A Gênesis não é apenas um espaço físico, mas um ambiente de transformação onde ideias podem florescer e se transformar em negócios sustentáveis. Com o suporte de consultorias administrativas, financeiras e jurídicas, além de parcerias estratégicas, esperamos capacitar empreendedores para que suas startups possam crescer de maneira robusta e inovadora”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

A Gênesis também está trabalhando na sensibilização da comunidade de Vargem Alta sobre a importância e os benefícios de uma incubadora. Em parceria com o Sebrae de Cachoeiro de Itapemirim, estão sendo realizados cursos e eventos para apresentar a incubadora às escolas, prefeituras, associações e cooperativas locais. Este projeto de sensibilização inclui uma trilha de conhecimento que ocorre semanalmente durante seis semanas. Ao final deste período, os participantes poderão apresentar suas ideias de projetos, que poderão ser considerados para pré-incubação.

Com essas iniciativas, a Gênesis busca não apenas impulsionar o surgimento de novas empresas, mas também promover o desenvolvimento econômico e tecnológico da região, trazendo inovação e sustentabilidade para o futuro.