Por Michael Bolzan
A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a segunda formação continuada do ano letivo de 2025 para diretores, professores e pedagogos de todas as escolas e centros municipais de Educação, na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Câmara Municipal. A formação foi mediada pela doutora em História Social das Relações Políticas, Marilia Silveira, e do Mestre em Administração Pública, Leomir Araujo, ambos da Bobby Soluções Educativas.
O encontro obedece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes para a educação no Brasil. No que diz respeito a formação de professores, ela destaca que a educação deve ser permanente e continuada, reconhecendo que o processo de ensino-aprendizagem está em constante evolução e que os professores precisam acompanhar essa evolução para melhor atender às necessidades dos alunos.
De acordo com a assessora especial de governo municipal, Delma Ker, a faixa etária do sexto ao nono ano do Fundamental é o setor, infelizmente, de maior reprovação e abandono escolar. Em razão disto, professores do Fundamental II, diretores e pedagogos se reuniram nesta sexta-feira (14),para debater e aperfeiçoar os métodos e técnicas para melhorar o aprendizado e manter o aluno na escola.”Hoje, estamos discutindo que todo aluno é capaz de aprender e todo professor é capaz de ensinar. Também buscamos entender qual método está sendo utilizado para que os índices de qualidade da educação pública melhorem, cresçam e façam jus ao que Barra de São Francisco representa em nossa microrregião”, afirmou Delma Ker
O Município segue avançando no desenvolvimento da Educação Pública e combate a evasão escolar. Pois já conta com o Projeto “Educação em Movimento”, que avalia o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e os preparam para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). E agora conta também com a parceria da instituição educacional Bobby Soluções Educativas, que acompanhará a Educação Municipal ao longo do primeiro semestre do ano letivo, com formações continuadas para gestores e educadores escolares.
A secretária Municipal de Educação, Adelza Lima, demonstrou satisfação em poder realizar a parceria da instituição Bobby Soluções Educativas com a Semed, em busca da melhoria da qualidade da Educação Municipal. “Para nós é um motivo de muita alegria. Nós já estamos trabalhando desde o início desse mês de janeiro, analisando os resultados que tivemos em 2024, onde então fechamos com uma nova parceira, que é a Bobby Soluções Educativas, que é uma consultoria nova, que vem para apoiar as nossas ideias, discutir conosco os nossos desafios, onde que estão as nossas fragilidades da rede, porque sabemos disso, analisando os nossos gráficos, que aponta onde estamos tendo mais sucesso, onde precisamos melhorar e então, é muito bom começar a semana assim, com boas expectativas, porque são profissionais renomados que estarão trabalhando em parceria conosco, para alcançarmos melhores resultados”, afirmou Adelza Lima.