Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, formalizou, neste sábado (13), dois investimentos voltados à mobilidade urbana, infraestrutura e qualidade de vida no município de Fundão. Foram assinados o convênio para as obras de drenagem e pavimentação da Rua Minas Gerais, no distrito de Praia Grande, e a Ordem de Serviço para a execução da primeira etapa da revitalização da Orla de Praia Grande – Trecho 2.
“Hoje damos mais um passo para a melhoria da vida dos moradores de Praia Grande, de Fundão e dos turistas que visitam esse lindo balneário. Com a urbanização da orla e a drenagem e pavimentação da Rua Minas Gerais, estamos protegendo nosso litoral, melhorando a mobilidade e gerando oportunidades. Esse investimento prepara Praia Grande para o futuro, fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura”, afirmou o governador.
O convênio firmado por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) visa à melhoria da Rua Minas Gerais, com investimento de R$ 6,8 milhões, beneficiando diretamente pouco mais de cinco mil moradores. As intervenções contemplam 8.501 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, 1.506 metros de rede de drenagem e 5.548 metros quadrados de calçada cidadã, garantindo mais segurança, acessibilidade e conforto para quem circula pela região.
Já as obras da primeira etapa da Urbanização e Revitalização da Orla de Praia Grande – Trecho 2 terão 2.234 metros de extensão, desde a Passarela da Moqueca até a Praia do Amor. A intervenção conta com investimento total de R$ 15,1 milhões. O projeto prevê um conjunto de melhorias urbanas e paisagísticas, incluindo pavimentação, implantação de passeio em concreto, meio-fio, rede de drenagem com poços de visita e bocas de lobo, além de 300 metros de contenção com enrocamento.
O trecho contará ainda com 5.490 metros quadrados de ciclovia, 270 metros quadrados de deck em madeira tratada, pórticos, guarda-corpo em madeira e novos elementos de mobiliário urbano, como bancos, bicicletários e coletores seletivos. O paisagismo será reforçado com o plantio de 11.391 metros quadrados de grama esmeralda e 274 novas árvores.
“Nosso objetivo é ampliar o acesso à infraestrutura urbana de qualidade e garantir que cada município avance de forma planejada e sustentável. As obras em Fundão vão transformar a mobilidade, valorizar os espaços públicos e oferecer mais segurança e conforto para moradores e visitantes. Esse é o tipo de investimento que muda a realidade das pessoas e fortalece o desenvolvimento regional”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.










