spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Jovem de 18 anos está desaparecido no balneário de Guriri

Um jovem de 18 anos está desaparecido no balneário de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Yuri da Silva Araújo, natural...

Fórum de federações de indústrias discute Arco Leste na Findes nesta quarta-feira

O Espírito Santo será palco do Fórum InfraLeste, iniciativa que tem o objetivo de conectar o setor produtivo a autoridades estaduais e nacionais da área de infraestrutura para debater soluções que transformem o Arco Leste em uma integração logística estratégica para o Brasil. O evento de lançamento do Fórum de Infraestrutura do Arco Leste acontece no dia 11 de junho (quarta-feira), das 14h às 18h, no auditório da Findes (9º andar), em Vitória.

O encontro reúne as Federações das Indústrias idealizadoras do projeto – Espírito Santo (Findes), Bahia (Fieb), Goiás (Fieg), Minas Gerais (Fiemg), Rio de Janeiro (Firjan) e São Paulo (Fiesp). Entre as presenças confirmadas estão: o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; o presidente da Associação Brasileira de Ferrovias Autorizadas, José Roberto Barbosa; e o CEO do MoveInfra, Ronei Glanzamann.

Durante a agenda, também acontecerão a assinatura do Termo de Cooperação entre as federações, painéis sobre o posicionamento do Arco Leste na logística nacional e o Arco Leste como alternativa de integração Porto – Ferrovia. O Fórum conta com o apoio do Ministério dos Transportes, do Ministério de Portos e Aeroportos, da ANTT e da Infra SA.

Interessados já podem fazer as inscrições: findes.online/infraleste

O presidente da Findes, Paulo Baraona, explica que o evento reforça o protagonismo da indústria e do setor produtivo na construção de uma agenda colaborativa com o poder público. “A Federação há anos trabalha para integrar e desenvolver a logística capixaba, porque entende que ela é indispensável para a competitividade das indústrias. E o Fórum é o primeiro passo para uma agenda estratégica que fortalece a competitividade regional e nacional.”

A infraestrutura é também um dos maiores desafios do Custo Brasil. Segundo Baraona, quando a empresa reduz o custo com logística e infraestrutura, ela aumenta a competitividade dos seus negócios. “É por isso que queremos ser protagonistas nessa pauta e construir, em conjunto com outros atores, soluções que contemplem as especificidades de cada região. Fortalecer o debate de infraestrutura investindo em temas comuns entre os estados será fundamental para evoluirmos nessa agenda”, destaca.

Fórum InfraLeste

O Fórum InfraLeste congrega as Federações das Indústrias de seis estados – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – com o objetivo de integrar e alinhar agendas comuns voltadas ao desenvolvimento da infraestrutura logística regional e nacional. Entre os temas que serão discutidos estão:

  • Regulação dos modais logísticos;
  • Licenciamento ambiental;
  • Integração dos modais e aumento de eficiência no transporte de cargas;
  • Intervenção em áreas para desenvolvimento de infraestrutura logística;
  • Redução de custos logísticos e ampliação de competitividade.

Arco Leste: uma rota estratégica para o futuro do Brasil

O Arco Leste conecta os portos da Bahia ao Rio de Janeiro, passando pelos complexos portuários do Espírito Santo, com a estrutura logística atual, permitindo o escoamento eficiente da produção do Centro-Oeste (Goiás, Matogrosso e Distrito Federal), Bahia e Minas Gerais, além do oeste paulista. Essa rota integra portos, ferrovias, rodovias e aeroportos, consolidando-se como uma solução logística nacional. “Fortalecer o Arco Leste será crucial em um momento decisivo do crescimento da produção industrial e da agroindústria no Brasil.”, enfatiza Baraona.

O presidente da Findes ainda destaca que o país precisa investir mais em infraestrutura. Segundo estudo elaborado pelo economista Cláudio Frischtak, da Inter.B Consultoria, para o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon), entre 2022 e 2024, o Brasil não investiu nem 2% do seu PIB ao ano em infraestrutura. Especialistas e entidades como a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e o Banco Mundial apontam que o ideal seria investir entre 3,7% e 4,3% do PIB anualmente para garantir a manutenção, expansão e modernização da infraestrutura nacional.

“A infraestrutura é um motor para o desenvolvimento socioeconômico e sempre foi uma prioridade para a Findes. Neste momento, voltar a atenção para essa área se faz ainda mais necessário diante das mudanças que estão por vir com a reforma tributária. Somos um Estado com um mercado consumidor pequeno, mas com potencial logístico gigante. Estamos diante de uma grande oportunidade de nos consolidarmos como um hub logístico e ainda oferecer soluções para outras regiões do Brasil por meio do Arco Leste.”, afirma Baraona.

5 objetivos estratégicos do Fórum Infraleste:

  • Integrar o setor produtivo e o poder público para destravar investimentos em infraestrutura e modernizar a logística do Arco Leste.
  • Aumentar a competitividade regional e nacional, com redução do custo logístico e maior eficiência no escoamento de cargas.
  • Integrar estados com produção e modais logísticos estratégicos (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas, Rio de Janeiro e São Paulo), impulsionando uma cadeia produtiva integrada e sustentável.
  • Construir um ambiente propício à viabilização de obras e investimentos, debatendo temas como regulamentação, licenciamento e desapropriação.
  • Fortalecer o protagonismo do setor produtivo, com as Federações das Indústrias liderando uma agenda colaborativa com o governo e defendendo o desenvolvimento do Arco Leste.

Programação completa:

11 de junho (quarta-feira)

14h – Abertura do Fórum InfraLeste

  • Paulo Baraona – Presidente da Findes
  • André Luiz Baptista Lins Rocha – Presidente da Fieg
  • Carlos Henrique Passos – Presidente da Fieb
  • Luiz Césio Caetano – Presidente da Firjan
  • Luís Felipe Valerim Pinheiro – Representante da Fiesp
  • Victório Duque Semionato – Representante da Fiemg

14h45 – Panorama de lideranças

  • Guilherme Sampaio – Diretor-Geral da ANTT
  • Jorge Bastos – Diretor-presidente da Infra S.A.
  • Ricardo Ferraço – Vice-governador do ES
  • Marcelo Santos – Presidente da Assembleia Legislativa do ES
  • Renato Casagrande – Governador do ES

15h15 – Painel: Arco Leste como alternativa de integração Porto – Ferrovia

  • Jorge Bastos – Diretor-presidente da Infra S.A.
  • Wagner Cardoso – Superintendente de Infraestrutura da CNI
  • Guilherme Sampaio – Diretor-geral da ANTT
  • José Roberto Barbosa – Presidente da Associação Brasileira de Ferrovias Autorizadas
    Mediador: Luis Claudio Montenegro (Neowise Consultoria, Engenharia e Negócios).

16h45 – Coffee e Networking

17h – Posicionando o Arco Leste na logística nacional

  • Ronei Glanzamann – CEO do MoveInfra
  • João Lanza – Professor da FGV e especialista em Transportes

18h – Encerramento

Auditório Américo Buaiz, 9º andar, Findes, Vitória – ES

🔗 Inscreva-se! findes.online/infraleste

 

Fórum de federações de indústrias discute Arco Leste na Findes nesta quarta (11)
spot_img
spot_img
spot_img