O Prêmio FIEG de Sustentabilidade da Indústria Goiana aconteceu dia 24 de setembro, na Casa da Indústria, em Goiânia e reconheceu duas mineradoras associadas ao MINDE – Sindicato das Indústrias de Mineração GO e DF (nova identidade do SIEEG-DF) por suas práticas inovadoras e transformadoras voltadas à preservação ambiental. A Mosaic e a Mineração Serra Verde se destacaram em categorias estratégicas ao aliar eficiência operacional à responsabilidade socioambiental, por meio da implementação de tecnologias sustentáveis e projetos inovadores que beneficiam tanto a indústria quanto o meio ambiente.
A Indústria Mosaic foi premiada com o segundo lugar na categoria Tecnologias Sustentáveis por seu projeto de recirculação e reutilização de água, que otimiza o uso de recursos hídricos, promovendo a economia de água e a redução de desperdícios. Esse projeto destaca o compromisso da empresa com a gestão eficiente dos recursos naturais, um tema central no debate sobre sustentabilidade.
Já a Mineração Serra Verde foi premiada em duas categorias. A empresa conquistou o segundo lugar em Tecnologias Sustentáveis com o Plano Diretor de Emissão Atmosférica, reconhecido pelas inovações no controle de poluentes, e o terceiro lugar na categoria Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental com o projeto Bem-viver, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida das comunidades em que atua.
A premiação, realizada a cada dois anos pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), reconhece empresas goianas que implementam soluções alinhadas à agenda ambiental e ao uso eficiente dos recursos naturais. Nesta edição, seis empresas foram premiadas em quatro categorias: Práticas de Gestão Sustentável, Tecnologias Sustentáveis, Comunicação ESG e Iniciativas de Micro e Pequenas Empresas. O reconhecimento das associadas ao MINDE, Mosaic e Mineração Serra Verde, reforça que a mineração pode ser sustentável, utilizando tecnologias e práticas que minimizam os impactos ambientais e promovem a responsabilidade socioambiental.
Foto: FIEG/Divulgação